A diretoria do Cruzeiro investiu tempo e dinheiro para contar com Gerson, negócio tido por muitos comentaristas esportivos como a principal transferência da atual janela. Já em Belo Horizonte, o Coringa, como é apelidado justamente pela capacidade de adaptação, pode contribuir para o técnico Tite de diferentes maneiras e briga com titulares.
Em entrevista coletiva, o comandante celeste ressaltou a versatilidade de Gerson e indicou variedades: “Tu tem um jogador que pode contribuir numa função de mais um meia de articulação e criação. E o Gerson tem essa capacidade. Joga em duas, três funções também…. Ele é de externo/meia ou de meia central ou de segundo médio, como jogou na Seleção comigo. Ele tem uma versatilidade, jogou até na esquerda comigo, na linha de três para um”.
São, pelo menos, quatro posições expostas pelo treinador: segundo volante (de marcação, mas com liberdade para avançar), meio-campista de criação, ponta direita ou esquerda.
‘Briga’ com titulares
Caso jogue como volante, Gerson ‘brigará’ diretamente com Lucas Silva, titular da posição – Lucas Romero é quem protege a defesa. Outros atletas no elenco ocupam a faixa do gramado, como Japa, Matheus Henrique e Murilo Rhikman.
Hoje, o posto de maestro do Cruzeiro pertence a Matheus Pereira. É improvável que o camisa 10 perca espaço, mas Gerson tem características para ocupá-lo, conforme descrito por Tite. Outra opção para o recém-contratado ajudar na criação é fazer dupla com MP – nesse caso, o sistema tático sofreria alterações.
Se assumir a titularidade na ponta direita, Gerson ocupará a vaga de Christian – volante encaixado em tal faixa do gramado. Caso atue na ala contrária, Wanderson ficará no banco. As opções de Tite para as pontas são muitas. Além dos nomes mencionadas, estão na jogada Kaique Kenji, Keny Arroyo, Luis Sinisterra e Marquinhos.
Gerson tem data para estrear?
Gerson desembarcou em Belo Horizonte nesta sexta-feira (9/1). Recepcionado pela torcida na Toca da Raposa 2, o meio-campista passará por exames médicos antes de assinar contrato por cinco temporadas. É provável que ele se junte ao grupo no início da próxima semana. Data de estreia, entretanto, não é conhecida.
No início da temporada, o Cruzeiro será representado por uma equipe alternativa, que mescla reforços, jovens da base, reservas e jogadores que retornaram de empréstimo. O time considerado principal terá tempo maior de preparação e já foca na estreia do Campeonato Brasileiro, prevista para 28 de janeiro. É provável, portanto, que Gerson se junte ao ‘segundo grupo’.
Negócio do Cruzeiro por Gerson
O Cruzeiro conseguiu chegar a um acordo financeiro com o Zenit-RUS, que detinha os direitos econômicos de Gerson, nessa quinta-feira (8/1), quando encaminhou a contratação. A operação total custará à Raposa 30 milhões de euros (ou R$ 188 milhões de reais).
Assim, a transação pelo meio-campista se tornará a maior compra da história do futebol nacional. O título pertencia à investida do Palmeiras pelo atacante Vitor Roque. No início do ano passado, o clube paulista pagou 25,5 milhões de euros (algo em torno de R$ 154 milhões na época) ao Barcelona pelo atleta.