A impressão positiva de Tite acerca de Jonathan Jesus fez o Cruzeiro alterar a rota na janela de transferências. Satisfeito com o desempenho do jovem zagueiro de 21 anos nos treinamentos de pré-temporada, o treinador sugeriu à diretoria celeste que o mantivesse no elenco.
O Zenit manifestou interesse no zagueiro e chegou a oficializar uma proposta em dezembro do ano passado. O Cruzeiro, por sua vez, gostaria de contar com Gerson, que pertencia ao clube russo. Assim, nas primeiras tratativas pelo meio-campista, a cúpula celeste ofereceu dinheiro e os direitos econômicos de Jonathan Jesus.
André Cury, agente do zagueiro, juntou-se à negociação justamente pela possibilidade de transferência de Jonathan Jesus. No entanto, o cenário mudou. O empresário relatou que Tite solicitou a permanência do atleta. A partir de então, o gestor virou um aliado do Cruzeiro no negócio. A Raposa também acatou a sugestão e oficializou uma proposta ao Zenit de 30 milhões de euros (R$ 188,2 milhões), sendo 27 fixos e três em metas, para contratar Gerson.
O clube europeu aceitou a última pedida, e Gerson desembarcou em Belo Horizonte para realizar exames e assinar vínculo por quatro anos nesta sexta-feira (9/1). Ele deve se juntar ao grupo no início da próxima semana, quando começará a brigar por titularidade.
Jonathan Jesus tem oportunidade de ‘mostrar serviço’
No fim, Jonathan Jesus permanece no Cruzeiro. Ele terá oportunidade de ‘mostrar serviço’ e brilhar os olhos de Tite neste sábado (10/1), data em que a Raposa encara o Pouso Alegre no Mineirão, em Belo Horizonte, a partir das 18h30, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.
No início do Estadual, o Cruzeiro será representado por um time alternativo. A diretoria e a comissão técnica optaram por dar maior tempo de recuperação aos atletas considerados titulares, que também focam na estreia do Campeonato Brasileiro, prevista para 28 de janeiro.
Assim, a tendência é que Jonathan Jesus atue como titular na zaga ao lado de João Marcelo. Caso reforce a impressão do treinador, o jovem poderá disputar espaço com Lucas Villalba ou Fabrício Bruno, os xerifes do sistema defensivo celeste.
“(Estou pensando) em dar vazão ao Jonathan Jesus. Vai ficar e tem potencial enorme”
Tite, técnico do Cruzeiro
Jonathan Jesus no Cruzeiro
Revelado pelo Ceará, Jonathan Jesus se transferiu ao Cruzeiro em 2024 – o clube desembolsou cerca de R$ 8 milhões por 90% dos direitos do atleta, considerado promessa do setor ofensivo. Com a zaga celeste estabelecida (Zé Ivaldo/Villalba e João Marcelo), o jovem não teve muitas oportunidades e atuou em cinco compromissos.
Em 2025, ganhou mais minutagem. Terceira opção no setor, então comandado por Leonardo Jardim, Jonathan Jesus participou de 31 jogos, anotou o primeiro tento e distribuiu uma assistência.