CRUZEIRO

Tite prevê desafio ‘psicológico’ no Cruzeiro: ‘A gente vê a história’

Novo técnico do Cruzeiro, Tite precisou de tempo para cuidar da saúde mental e já prevê desafio intenso em Belo Horizonte

Compartilhe
google-news-logo

Por pouco mais de um ano, o técnico Tite se manteve distante dos gramados. Ele recebeu propostas de diferentes clubes e, quando estava prestes a assinar com o Corinthians, em abril deste ano, anunciou pausa para cuidar da saúde mental. O comandante divulgou o retorno em novembro, e o Cruzeiro não demorou a investir. Assim que Leonardo Jardim optou por deixar a comissão técnica, em dezembro, o clube celeste fechou com o treinador por uma temporada. Na nova missão, prevê desafio psicológico devido à história da Raposa.

Tite explicou que precisava passar por um processo de ‘reciclagem’ para voltar a fazer aquilo que ‘ama’ e tem ‘prazer’. Agora, pontuou o treinador, vive momento de paz: “Estou muito feliz em estar no Cruzeiro. A forma com que fui recebido. Já há ambição profissional, aquilo que gosto, e quando você encontra uma atmosfera ideal ela te impulsiona… Encontrei a paz, o amor e o carinho. Tomara que possa desenvolver meu trabalho legal”.

Por que o Cruzeiro?

O comandante detalhou que aceitou a oferta do Cruzeiro por compartilhar ideias com a cúpula celeste. Tite acredita que a estrutura do clube trará conquistas independentemente da formação da comissão técnica: “(A ideia) é da manutenção da equipe base, da base da estrutura já montada, porque bem ela está. E que é inevitável ao longo do tempo as suas conquistas seguindo esse padrão. Está acima do técnico. E temos essa sintonia… Esse é o objetivo. E aí ele se aproxima da possibilidade de título”.

“O caminho que estão escolhendo para o Cruzeiro é inevitável a conquista. Seja comigo ou não. Dentro dessa estrutura, desse amor, desse carinho, desse aporte, disciplina, bom ambiente e cobranças. É inevitável. O tempo vai proporcionar”, complementou em outro momento.

Entretanto, destacou o treinador, o ambiente de trabalho pouco importa para a torcida se não houver glórias, o que implica em um alto nível de pressão, o que o fez diminuir o ritmo e anunciar a pausa: “Sei que precisamos de resultado, vencer, desempenho, título. Sei disso. Mas tem todo um processo que leva a isso. Nesse aspecto, o atleta e o técnico de alto nível têm cobranças muito altas”.

‘Pressão psicológica’

Pronto para novos desafios, Tite disse saber que lidará com alto nível de pressão. Isso por causa da história do Cruzeiro, enfatizou o comandante ao continuar explicando o motivo de se transferir à Raposa.

“Eu quero ficar atento ao processo, ter estrutura das pessoas que comandam. Vocês recebem informações e os técnicos recebem… Todas as informações, quase todas, têm batido. Do nível de conduta da direção, do bom ambiente de trabalho, das cobranças, do quão grande é o Cruzeiro. A gente vê a história e ‘uau’. São quatro Brasileiros, duas Libertadores, 38 Mineiros, seis (Copas do Brasil) – é o rei de copas, né? Aí você começa a olhar. Estamos falando de pressão psicológica, né?”

Tite, técnico do Cruzeiro

“Vai trabalhar com uma equipe desse tamanho (risos)”, brincou o técnico.

Quando Tite estreia e o que pretende?

O Cruzeiro cresceu ao longo de 2025, mas ficou no quase. Em certo momento, ocupou a liderança do Campeonato Brasileiro, mas perdeu fôlego e encerrou o torneio em terceiro lugar. Na Copa do Brasil, tido como favorita, a Raposa caiu na semifinal para o campeão Corinthians.

A diretoria celeste optou por manter a base da equipe – pedido também de Tite. A decisão proporciona continuidade no trabalho desenvolvido anteriormente e evolução mais rápida em comparação com times que mexeram muito. Nesse cenário, o novo técnico almeja títulos e não dispensa o Campeonato Mineiro, conquistado pelo Cruzeiro pela última vez em 2019.

“A ambição é de títulos e começa com o Mineiro. Temos consciência disso. Já foi dado o start com os jogadores de ter essa ambição e esse objetivo associado à minha preparação”, disse Tite.

A estreia no Estadual será neste sábado (10/1), às 18h30, contra o Pouso Alegre, no Mineirão, em Belo Horizonte. A torcida celeste testemunhará jovens em campo, já que a equipe principal se reapresentou há pouco tempo (em 5 de janeiro) e trabalha de olho no início do Campeonato Brasileiro, previsto para o dia 28 deste mês.

Compartilhe
google-news-logo