Jogadores que atuaram em clubes do futebol mineiro não abandonaram o esporte após encerrarem a carreira como atletas e dão continuidade à trajetória no futebol, à beira do gramado. O No Ataque informa, a seguir, os ex-jogadores que são técnicos nos campeonatos estaduais nesta temporada.
Rafael Marques
Rafael Marques faz parte da lista de treinadores que disputam os estaduais. Ele é treinador do Primavera, clube no qual encerrou a carreira de jogador em 2022. Rafael, que atuava como auxiliar na equipe, foi promovido a técnico e disputa a elite do Campeonato Paulista.
O ex-jogador defendeu o Cruzeiro, clube pelo qual foi contratado em maio de 2017. Em um ano na Toca, o atacante participou de apenas 24 jogos e marcou dois gols. Após passagem curta pela equipe, foi transferido para o Sport em 2018.
Durante a carreira, também teve passagens por Botafogo, Ponte Preta e São Caetano, entre outros clubes.
Paulo Baier
O ex-meia atuou por duas equipes mineiras: América e Atlético. Em ambas, teve passagens rápidas e de pouca expressão. Pelo Coelho, defendeu o clube entre 2000 e 2001, disputou apenas 20 partidas, sem marcar gols. Já no Galo, atuou por empréstimo do América, também em 2001, quando entrou em campo 26 vezes e somou dois tentos.
Ele iniciou a carreira como treinador após se aposentar em 2016. A primeira experiência foi no Toledo, do Paraná, e depois deu continuidade à trajetória no Próspera, Brusque, Criciúma, São José-RS, Botafogo-SP, Figueirense, Juventus de Jaraguá e Hercílio Luz.
Atualmente, Baier é técnico do Monsoon e disputa o Campeonato Catarinense.
Sandro Duarte
Sandro Duarte, campeão com o Cruzeiro no ano mágico de 2003, comanda o Porto-BA há três temporadas e treina a equipe no Campeonato Baiano. Na Raposa, atuou entre 2003 e 2007 – disputou 104 jogos e marcou sete gols.
Alex
Alex é um dos grandes nomes da história do Cruzeiro. Ele atuou em 121 jogos, marcou 64 gols e distribuiu 61 assistências com a camisa celeste. A trajetória no clube se divide em duas passagens: a primeira, sem muito brilho, em 2001, e a segunda, genial e vitoriosa, entre 2002 e 2004.
Nesse período, o ex-camisa 10 conquistou dois Campeonatos Mineiros, uma Copa do Brasil e uma Série A do Campeonato Brasileiro.
Alex estreou como técnico no Avaí, em 2003, e atualmente é o treinador do Operário. Ele comanda a equipe na briga pelo título do Campeonato Paranaense.