Principal reforço do Cruzeiro para a temporada 2026, Gerson foi apresentado à torcida celeste no sábado passado (10/1), no Mineirão, em Belo Horizonte, antes da partida contra o Pouso Alegre, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.
Marcão, pai do meia, participou do evento no Gigante da Pampulha e chamou a atenção por uma provocação ao atual presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o BAP.
A TV Cruzeiro filmou o pai de Gerson nos bastidores do estádio com uma camisa personalizada com o nome ‘atleta Marcão’ às costas.
Nessa segunda-feira (12/1), os participantes do Troca de Passes, do SporTV, reagiram com bom humor ao deboche do ‘atleta Marcão’ a BAP.
“Dizem que, nas dependências do clube, ele parece um jogador”, disse o apresentador Felipe Diniz
“Na linguagem, é ‘boleirão’. É ‘boileirão’ o pai do Gerson”, acrescentou o comentarista Abel Neto.
“Ele já está ambientado. Comeu até o tropeiro do Mineirão”, brincou o ex-jogador Ramón Motta, também comentarista do programa.
‘Atleta Marcão’
Em 2025, durante as negociações para a renovação de contrato de Gerson com o Flamengo, houve um impasse financeiro. Na época, o então vice-presidente de futebol do clube, Luiz Eduardo Baptista, criticou a postura de Marcão nas tratativas.
Em declaração que viralizou, o dirigente ironizou a participação ativa do pai do jogador.
“Propusemos para o Gerson uma renovação, mas o atleta Marcão não aceitou ainda. O atleta Gerson gostou, e o atleta Marcão achou pouco”, alfinetou.
Em julho de 2025, o Zenit, da Rússia, pagou a multa contratual de 25 milhões de euros (R$ 159,4 milhões, na cotação da época) e tirou Gerson do Flamengo.
Em duas passagens pelo Flamengo, Gerson conquistou duas Libertadores (2019 e 2025); três Campeonatos Brasileiros (2019, 2020 e 2025); três Supercopas do Brasil (2020, 2021 e 2025); uma Copa do Brasil (2024); e quatro Campeonatos Cariocas (2020, 2021, 2024 e 2025).
Gerson é o maior reforço da história do Cruzeiro
A Raposa desembolsou 30 milhões de euros (R$ 188 milhões na cotação atual), sendo 27 fixos e três em bônus, para contratar Gerson. Ele atuava no Zenit, da Rússia.
O valor pago pelo Cruzeiro é um recorde absoluto na história do futebol sul-americano. Nenhum clube do continente havia pago essa quantia na transferência de um atleta.
Gerson assinou com o Cruzeiro por cinco temporadas – contrato vai até o fim de 2030.