Maior contratação da história do Cruzeiro, Gerson foi apresentado oficialmente nesta terça-feira (13/1), na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. Na entrevista coletiva, o meio-campista foi questionado sobre o possível insucesso no europeu e responde de forma irônica.
Comandado por Jorge Sampaoli no Olympique de Marseille, Gerson citou o atual técnico do Atlético para legitimar o bom desempenho na passagem pelo futebol francês, entre 2021 e 2022. O meia de 28 anos também trabalhou com o argentino no Flamengo, em 2023.
“Na primeira primeira saída, fui para Roma muito novo, mas ainda não estava pronto e decidi voltar. Voltei e conquistei grandes coisas. Fui para o Olympique de Marselha. Antes, passei pela Fiorentina, onde fui titular na maioria dos jogos. Chega a ser engraçado dizer que não fui bem na Europa”, iniciou o ‘Coringa’.
“Em Marselha, fui o jogador que fez mais gols e teve a camisa mais vendida. Pode perguntar ao Sampaoli. Tenho certeza que ele vai dizer coisas boas. Fiz a escolha de voltar ao país, conquistei mais coisas e achei que era o momento de sair novamente, mas não me arrependo”, acrescentou o camisa 97 da Raposa.
‘Não me arrependo de nada’
De volta ao Brasil depois de breve passagem pelo Zenit, Gerson também exaltou a escolha pelo projeto esportivo apresentado pelo Cruzeiro.
“Agora, tenho a oportunidade de jogar em um grande clube com projeto excepcional para a minha carreira. Não me arrependo de nada na minha. Estou muito feliz. Estou em um grande clube, sou viciado em vencer e tenho a oportunidade de colocar o meu nome na história de um grande clube. Não poderia deixar essa oportunidade escapar”, concluiu.
Gerson é o maior reforço da história do Cruzeiro
A Raposa desembolsou 30 milhões de euros (R$ 188 milhões na cotação atual), sendo 27 fixos e três em bônus, para contratar Gerson. Ele atuava no Zenit, da Rússia.
O valor pago pelo Cruzeiro é um recorde absoluto na história do futebol sul-americano.
Gerson assinou com o Cruzeiro por cinco temporadas – contrato vai até o fim de 2030.
Números de Gerson no futebol europeu
- 2016 a 2018 – Roma (Itália) – 42 jogos, 2 gols e 2 assistências
- 2018 a 2019 – Fiorentina (Itália) – 40 jogos, 3 gols e 3 assistências
- 2021 a 2022 – Olympique de Marseille (França) – 61 jogos, 13 gols e 7 assistências
- 2025 – Zenit (Rússia) – 12 jogos e 1 gol
Carreira de Gerson
Gerson se apresentou ao futebol profissional em 2015, quando foi revelado pelo Fluminense. Na temporada seguinte, assinou com a Roma, da Itália, mas mal foi e já voltou ao clube das Laranjeiras por empréstimo. Meses depois, o meio-campista colecionou algumas partidas pela equipe europeia e passou por novo empréstimo, dessa vez para a Fiorentina.
Em 2019, o Flamengo buscou Gerson, que permaneceu por três temporadas consecutivas no Rubro-Negro até se transferir ao Marseille, da França. Foram quase duas temporadas fora até o meio-campista retornar ao clube carioca. Em julho deste ano, o Zenit desembolsou 25 milhões de euros (mais de R$ 160 milhões na cotação da época) para contar com o atleta.
Gerson aceitou a proposta acreditando que se manteria no radar da Seleção Brasileira. No entanto, além de ter que lidar com problema muscular, não se adaptou da maneirava que imaginava. O casamento, então, não durou muito, e o meio-campista se despede da equipe russa apenas cinco meses após ser adquirido e com participação em 12 partidas.
O currículo do jogador é composto por títulos relevantes: duas edições da Copa Libertadores (2019 e 2025), três do Campeonato Brasileiro (2019, 2020 e 2025), três da Supercopa do Brasil (2020, 2021 e 2025), uma da Copa do Brasil (2024), quatro do Campeonato Carioca (2020, 2021, 2024 e 2025) e uma da extina Primeira Liga (2016).