O Flamengo entrou com processo contra a empresa ligada ao meia Gerson, reforço do Cruzeiro, por multa de R$ 40 milhões. O clube alega que a cobrança é relativa a irregularidades no rompimento de contrato de imagem feito de forma unilateral pelo jogador de 28 anos.
A informação foi publicada inicialmente pela ESPN nessa quinta-feira (15/1). Nesta sexta (16/1), o colunista Rodrigo Mattos, do Uol Esporte avançou no assunto.
Segundo Rodrigo Mattos, o Flamengo alega que houve um pagamento indevido ou uma cobrança excedente relacionada a comissões e verbas de intermediação durante o processo de repatriação do ‘Coringa’, em 2023. Na ocasião, ele estava no Olympique de Marseille, da França.
A empresta que responde por Gerson na ação do Flamengo é a FGM Sports, gestora dos direitos de imagem dele.
A empresa pertence ao pai de Gerson, empresário Marcão, responsável pela assinatura do contrato de direitos de imagem na ocasião.
Ainda segundo Mattos, o Flamengo decidiu esperar Gerson voltar ao Brasil para entrar com a ação judicial. A diretoria rubro-negra acreditava que teria dificuldades pelo fato de o jogador estar na Rússia. Ele foi vendido ao Zenit pelo Fla em julho de 2025.
Gerson é o maior reforço da história do Cruzeiro
A Raposa desembolsou 30 milhões de euros (R$ 188 milhões na cotação atual), sendo 27 fixos e três em bônus, para tirar Gerson do Zenit.
O valor pago pelo Cruzeiro é um recorde absoluto na história do futebol sul-americano.
Gerson assinou com o Cruzeiro por cinco temporadas – contrato vai até o fim de 2030.