Em 2025, o Cruzeiro se destacou no cenário nacional ao conquistar o vice do Campeonato Brasileiro Feminino. O elenco ganhou projeção e, consequentemente, os olhares da comissão técnica da Seleção Brasileira. Tiveram oportunidade com a camisa verde e amarela ao longo da temporada a goleira Camila Rodrigues, as zagueiras Isa Haas e Vitória Calhau, além da lateral-direita Isabela Chagas. Em entrevista ao Olimpicast, videocast do No Ataque, o técnico do Brasil, Arthur Elias, revelou outros nomes selecionáveis da Raposa.
Cruzeiro na Seleção
O comandante da Seleção Brasileira garantiu que o corpo técnico se dedica a observar o grupo e que não será diferente em 2026: “O Cruzeiro é uma equipe que, pela maneira que joga, pela condição que dá para as atletas se desenvolverem, a gente vai estar sempre acompanhando, fazendo visitas técnicas. Eu não consigo ir a todos os os clubes, mas sempre há alguém da minha comissão, a gente se divide para visitá-los e olhar de perto. Mas, sem dúvidas, está sendo bastante observado pela Seleção Brasileira”.
- Camila Rodrigues, de 25 anos, é vista por Arthur Elias como o futuro da meta da equipe nacional.
- Isa Haas, agora no América do México, tornou-se figura carimbada nas listas do treinador e é uma das líderes, além de titular absoluta.
- Vitória Calhau, por sua vez, chama atenção do comandante por ter o pé esquerdo como dominante e qualidade técnica na saída de bola.
- Isabela, agora no PSG, da França, ganhou a primeira oportunidade na Seleção Brasileira pela temporada no Cruzeiro e se destaca pela versatilidade.
Leia também: Arthur Elias descarta Brasil como palco da Finalíssima: ‘Não tem chance’
Quais outros nomes a torcida do Cruzeiro pode ver na Seleção?
Em maio de 2024, a atacante Byanca Brasil foi convocada pela primeira vez. Havia a expectativa de que ela jogasse a Olimpíada de Paris, mas não voltou a integrar listas de Arthur Elias. Contudo, Byanca também não saiu do radar, garante o treinador.
Em 2025, Letícia Ferreira se tornou o principal nome do setor ofensivo celeste ao marcar 27 gols em 30 partidas. Ela “esteve próxima” de vestir a amarelinha, disse Arthur Elias.
Também foram mencionadas pelo treinador do Brasil a zagueira Paloma Maciel e a meio-campista Gaby Soares, ambas titulares no esquema do técnico Jonas Urias.
“A Byanca eu convoquei em 2024. A Letícia fez uma ótima temporada e esteve próxima. A Paloma, zagueira, pode jogar de volante também, é uma atleta que está sempre no radar. A gente conhece todas, né? A Gaby (Soares), uma jogadora que conheço há muito tempo, meio-campista com muita qualidade”
Arthur Elias, técnico da Seleção Brasileira
“Agora tem as duas goleiras. Contratou a Cláudia (pelo Fluminense, chegou à Seleção), já tem a Camila. São duas excelentes geleiras de projeção para o mais alto nível do futebol. Posso estar esquecendo (de alguma atleta)”, ressalvou o comandante.
O elenco do Cruzeiro para 2026
Em 2026, o Cruzeiro disputará quatro torneios: o Campeonato Brasileiro (entre fevereiro e outubro), a Copa do Brasil (entre abril e novembro), o Campeonato Mineiro (entre julho e novembro) e a Copa Libertadores (sem período definido) – esse pela primeira vez no calendário do clube estrelado.
Chegam para somar ao elenco a goleira Cláudia, a zagueira Tainara, as laterais Ketlin e Carina “Laura” Felipe, as volantes Ana Flávia e Capelinha, a meio-campista Rafa Levis e as atacantes Ravenna, Mari Andrade, Milena Ferreira e Millene Fernandes. Nenhuma custou ao Cruzeiro, já que os vínculos com os antigos clubes se encerraram no fim do ano passado.
Permanecem em Belo Horizonte as goleiras Camila Rodrigues e Leilane, as zagueiras Vitória Calhau e Paloma Maciel, a lateral-esquerda Gisseli, a lateral-direita Letícia Alves, as meio-campistas Gaby Soares, Gaby Rodríguez e Pri Back, a volante Bedoya, e as atacantes Marília, Letícia Ferreira, Byanca Brasil, Vanessinha e Fabíola Sandoval.