CRUZEIRO

Cruzeiro vai abandonar DNA de Leonardo Jardim? Tite responde

Treinador gaúcho de 64 anos abriu o jogo e falou sobre o estilo que pretende implementar no Cruzeiro em 2026

Compartilhe
google-news-logo

O Cruzeiro que goleou o Uberlândia por 5 a 0 nesse sábado (17/1) ainda carrega a identidade forjada pelo português Leonardo Jardim durante a temporada 2025. Após a partida, o técnico Tite garantiu que dará continuidade ao trabalho, assegurando que não pretende abandonar o DNA agressivo da equipe celeste.

“[Teremos] a manutenção do DNA e do espírito agressivo da equipe, de por vezes verticalizar. Inclusive, chamei o Matheus uma hora no banco e disse: ‘Não vou pedir para eles ficarem tocando um pouquinho; eles têm que sentir o timing do desafogo e da jogada de aproximação, para, em termos físicos, não ficarem se desgastando no bate e volta'”, revelou o treinador.

Tite explicou que seu objetivo é agregar novos aspectos ao modelo já vitorioso, como um controle maior da posse de bola em momentos-chave da partida.

“Não vou retirar uma característica importante, não posso e não devo. O Cruzeiro já tem um quadro desenhado. O técnico não pode querer vir aqui e assinar o nome maior do que a beleza do quadro. Vou agregar, daqui a pouco, um domínio maior e uma posse de bola para o desafogo, mas sem tirar o que a equipe tem como característica principal”, completou.

O legado de Leonardo Jardim no Cruzeiro

O treinador português assumiu o Cruzeiro no fim do Estadual de 2025, herdando um time que oscilava e mostrava pouca evolução sob o comando de Fernando Diniz. Em pouco tempo, Jardim mudou a cara da equipe, tornando-a mais vertical, intensa e recuperando a confiança da torcida.

A temporada passada superou as expectativas: a Raposa terminou o Campeonato Brasileiro na 3ª posição e chegou à semifinal da Copa do Brasil.

A crítica recorrente de parte da torcida era justamente a falta de “controle” do jogo quando o time estava em vantagem – o famoso “cozinhar” o adversário para fazer o tempo correr. É justamente nessa lacuna que Tite pretende trabalhar para tornar o Cruzeiro ainda mais completo em 2026.

Compartilhe
google-news-logo