CRUZEIRO

Mudança em Matheus Pereira impressionou Cruzeiro em 2025: ‘Novo jogador’

Auxiliar de Leonardo Jardim, Diogo Dias disse ter se surpreendido positivamente em reencontro com Matheus Pereira no Cruzeiro

Quis o destino que o meio-campista Matheus Pereira e a comissão técnica de Leonardo Jardim voltassem a trabalhar juntos. O primeiro encontro ocorreu no Al-Hilal, da Arábia Saudita, em 2021/22. Depois, em 2025, jogador e preparadores se reencontraram no Cruzeiro. O período entre um projeto e outro parece ter feito bem ao meio-campista. Em entrevista exclusiva ao No Ataque e à TV Alterosa, o auxiliar técnico Diogo Dias revelou que o grupo se impressionou com a mudança do atleta.

“Foi uma surpresa muito agradável e eu comentei com ele. Pareciam dois jogadores diferentes. O Matheus de 2021 era um jogador, o Matheus de 2025 era um jogador completamente diferente, melhorado. Por isso apresentou o nível que apresentou durante a temporada”

Diogo Dias, auxiliar técnico

De acordo com o profissional, a mudança ultrapassa o campo técnico: “É mais uma parte mental que ele percebeu que, talvez, para chegar ao patamar que chegou, de Seleção Brasileira, era preciso um pouquinho mais. Durante a temporada, ele realmente foi um dos jogadores-chave da nossa boa campanha”.

Desde que assinou contrato com o Cruzeiro, em julho de 2023, Matheus Pereira tem sido o motor da equipe – com fases mais estáveis em determinadas épocas, evidentemente. Titular no esquema do técnico Leonardo Jardim, que comandou a Raposa entre fevereiro e dezembro, o meio-campista participou de 51 jogos, marcou sete gols e distribuiu nove assistências. Mas os números não dizem tudo.

“Ele não fez tantos gols, mas foi muito importante em todas as fases do jogo, especialmente na fase defensiva, que era algo que ele, da outra vez em que trabalhamos juntos, tinha alguma dificuldade. Esse ano que passou, vimos um jogador diferente, com vontade de ganhar, com vontade de não deixar o adversário vencer o duelo. Um jogador em outro patamar que, tal como o restante do grupo, ajudou muito o clube

Diogo Dias, auxiliar técnico

Matheus Pereira se desentendeu com Jardim no Al-Hilal

Em dezembro de 2021, Matheus Pereira discutiu com Leonardo Jardim ao ser substituído durante derrota para o Al Nassr. As partes, entretanto, não renderam o assunto, e o jogador seguiu como titular no esquema do treinador. Ambos comentaram o episódio quando o comandante se acertou com o Cruzeiro e deixaram claro que não houve rancor algum.

“Nenhum (problema). Eu gosto muito do Jardim, a gente já conversou, já nos resolvemos. São coisas que acontecem no futebol… Não criem coisas, porque não tem nada. Amo o Jardim, ele também gosta de mim e está tudo certo”, disse o meio-campista em fevereiro de 2025.

Leonardo Jardim seguiu a mesma linha quando foi apresentado: “Fui buscá-lo para o Al-Hilal na Arábia Saudita. Ele esteve lá comigo um ano, foi onde ganhamos a Champions League Asiática e a Supertaça. É um jogador que tem muita qualidade. Pretendo tirar o melhor que ele possa dar ao clube, como todos os outros jogadores. A receita é sempre a mesma, tirar dos nossos jogadores o seu melhor”.

Matheus Pereira no Cruzeiro

Matheus Pereira defende o Cruzeiro desde julho de 2023. Na época, pertencia ao Al-Hilal, da Arábia Saudita, e assinou por empréstimo. A diretoria celeste atendeu o pedido da torcida, entregou a 10 para o atleta e o comprou em definitivo em junho de 2024 – 50% dos direitos econômicos por cerca de 5 milhões de euros (na época, algo em torno de 30 milhões).

O meio-campista se tornou o principal jogador do Cruzeiro em 2024. Mas, assim como todo o elenco, caiu de produção na reta final da temporada – marcada pela derrota na final da Copa Sul-Americana, para o Racing. No início de 2025, a relação com os fãs se estremeceu quando Matheus Pereira deixou o futuro em aberto e quase se transferiu ao Zenit, da Rússia.

A negociação se tornou uma novela. O camisa 10 sinalizou positivamente e chegou a realizar exames, mas desistiu no último minuto e optou por estender a história do Cruzeiro. Mais uma vez, na temporada passada, conduziu a equipe na briga pelo título do Campeonato Brasileiro (terceiro lugar) e da Copa do Brasil (queda na semifinal).

Novamente prestigiado pela torcida, Matheus Pereira soma 125 jogos oficiais com a camisa celeste, além de 19 gols e 25 assistências. Agora, ele negocia com a Raposa para renovar o contrato, que se encerra em junho de 2026.

Compartilhe
Sair da versão mobile