O site da Federação Internacional de Futebol (Fifa) publicou, na última sexta-feira (16/1), uma relação de jogadores que “lutam contra o tempo” para ganhar chance com Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira. Matheus Pereira, meio-campista do Cruzeiro, é um dos atletas considerados aptos pela página da entidade que rege o futebol mundial a vestir a camisa amarela.
De acordo com a publicação, o cruzeirense se destaca na função e pode ajudar nas construções: “Não é de hoje que o Brasil tem procurado opções para atuar como meia ofensivo, e Matheus Pereira tem sido um dos melhores do país na posição desde que chegou ao Cruzeiro… Ancelotti pode ter nele uma boa alternativa para dar mais criatividade à Seleção”.
Matheus Pereira na Seleção Brasileira
Em outubro de 2024, Matheus pereira ganhou a primeira oportunidade na Seleção Brasileira. Sob o comando de Dorival Júnior, atuou por cerca de 15 minutos na vitória por 4 a 0 sobre o Peru, pela 10ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Depois disso, não mais voltou à equipe nacional, apesar de ter mantido o alto nível.
Desde que assinou com o Cruzeiro, em julho de 2023, Matheus Pereira carrega o status de um dos principais atletas do clube. O camisa 10 soma 126 jogos oficiais com a camisa celeste, além de 19 gols e 26 assistências.
Quando é a próxima convocação?
Em fevereiro (data ainda não definida), Carlo Ancelotti convocará a Seleção Brasileira para amistosos contra França (26/3, no Gillete Stadiumee, em Boston, nos Estados Unidos) e Croácia (31/3, no Camping World Stadium, em Orlando). Será a única oportunidade para testes antes da lista oficial para a Copa do Mundo, a ser disputada entre 11 de junho e 19 de julho, nos EUA, no Canadá e no México.
Posteriormente, já com os convocados definidos, a tendência é que o Brasil dispute pelo menos um amistoso de preparação para a Copa em território nacional, no fim de maio, pouco antes de o grupo viajar para os Estados Unidos.
Os mencionados pela Fifa
- Neymar, atacante do Santos
- Endrick, atacante do Lyon
- Igor Thiago, atacante do Brentford
- Bremer, zagueiro da Juventus
- Matheus Pereira, meio-campista do Cruzeiro
- Pedro, atacante do Flamengo
- Rayan, atacante do Vasco
Também receberam menção da Fifa o zagueiro Thiago Silva, do Porto, o volante Arthur, do Grêmio, o meio-campista Breno Bidon, do Corinthians, e o atacante Allan, do Palmeiras.
Matheus Pereira no Cruzeiro
Matheus Pereira defende o Cruzeiro desde julho de 2023. Na época, pertencia ao Al-Hilal, da Arábia Saudita, e assinou por empréstimo. A diretoria celeste atendeu o pedido da torcida, entregou a 10 para o atleta e o comprou em definitivo em junho de 2024 – 50% dos direitos econômicos por cerca de 5 milhões de euros (na época, algo em torno de 30 milhões).
O meio-campista se tornou o principal jogador do Cruzeiro em 2024. Mas, assim como todo o elenco, caiu de produção na reta final da temporada – marcada pela derrota na final da Copa Sul-Americana, para o Racing. No início de 2025, a relação com os fãs se estremeceu quando Matheus Pereira deixou o futuro em aberto e quase se transferiu ao Zenit, da Rússia.
A negociação se tornou uma novela. O camisa 10 sinalizou positivamente e chegou a realizar exames, mas desistiu no último minuto e optou por estender a história do Cruzeiro. Novamente prestigiado, na temporada passada, conduziu a equipe na briga pelo título do Campeonato Brasileiro (terceiro lugar) e da Copa do Brasil (queda na semifinal).