CRUZEIRO

Há quase 20 anos: os personagens do único título do Cruzeiro na Copinha

Em 2007, Cruzeiro conquistou o torneio de base mais tradicional do país; time tinha Guilherme, Rafael, Maicon e outros nomes conhecidos

O Cruzeiro tentará em 2026 conquistar seu segundo título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com 100% de aproveitamento na competição – sete vitórias em sete jogos -, o time celeste enfrentará o Grêmio na semifinal, nesta quarta-feira (21/1), às 21h30, no Estádio Joaquinzão, em Taubaté. Se vencer, pegará na decisão o vencedor de Ibrachina e São Paulo.

O único título da Raposa na competição de base mais tradicional do Brasil ocorreu há 19 anos. Em 2007, o time treinado por Enderson Moreira superou o São Paulo nos pênaltis por 6 a 5, depois de empate por 1 a 1 no tempo normal.

Na fase de grupos, o Cruzeiro somou sete pontos, à frente de Amparo-SP, Portuguesa e Náutico de Roraima. Nos mata-matas, passou por Corinthians (3 a 2), Vitória (2 a 1), São José-SP (6 a 2) e São Bernardo-SP (5 a 4).

O No Ataque mostra a seguir alguns dos personagens que participaram da campanha de quase duas décadas atrás. Muitos dos atletas, hoje na casa dos 37 anos de idade, seguem em atividade no futebol. Outros já deixaram a profissão.

Os campeões da Copinha pelo Cruzeiro*

Rafael (goleiro): integrou o elenco principal do Cruzeiro por 13 anos. Mesmo na reserva de Fábio, disputou 112 jogos pelo clube. Em 2020, transferiu-se para o rival Atlético. Três temporadas adiante, foi vendido ao São Paulo. Teve papel fundamental na final da Copinha de 2007 ao pegar o sexto pênalti tricolor, cobrado pelo meia Bruno César.

Goleiro Rafael no Cruzeiro em 2007(foto: Marcelo Sant’Anna/Estado de Minas – 02/01/2007 )

Aldo (lateral-direito): volante de origem, jogou apenas oito vezes com a camisa celeste. Em suas andanças pelo futebol brasileiro, defendeu o Brasiliense por sete anos, com 23 gols em 188 partidas. Ainda em atividade, atua pelo Sobradinho, do Distrito Federal. Representou vários outros clubes, entre os quais América, CRB e Fortaleza.

Maicon (zaguiero): teve carreira sólida no futebol europeu, especialmente no Porto, de Portugal (2009 a 2016). Esteve no Galatasaray, da Turquia, e no Al-Nassr, da Arábia Saudita. No Brasil, destacou-se no São Paulo, teve um retorno discreto ao Cruzeiro e alternou bons e maus momentos em Santos e Vasco. Desde 2025 é atleta do Coritiba.

Wellington (zagueiro): viveu o auge no Cruzeiro ao marcar um gol no jogo de volta da final do Campeonato Mineiro de 2007 – vitória sobre o Atlético por 2 a 0, após derrota na ida por 4 a 0. Contudo, não se firmou no elenco principal e acabou emprestado em várias oportunidades. Seu último clube foi o Operário de Várzea Grande (MT), em 2023.

Anderson (lateral-esquerdo): fez o gol do Cruzeiro sobre o São Paulo no tempo regulamentar. Era tratado como grande promessa da base devido ao estilo de jogo ofensivo, capacidade de drible e boa finalização. Porém, não demonstrou esse potencial no elenco de cima. Seu último clube foi o Toledo, do Paraná, em 2018.

Lateral-esquerdo Anderson

Paulinho Dias (volante): capitão da equipe campeã da Copinha em 2007, jogou somente 12 vezes no time principal do Cruzeiro. Teve boas passagens por outros times, entre os quais Chapecoense, Athletico-PR, Joinville e Ituano. Seu último clube foi o Veranópolis, do Rio Grande do Sul, em 2024.

Luis Fernando (meia): desde 2019/2020 está no futebol do Bahrein. No Brasil, vestiu as camisas de Ipatinga, Figueirense, Tombense, São Caetano, Villa Nova, CRB, entre outros. Surgiu como um meio-campista de criação no Cruzeiro, mas não teve sucesso no elenco principal.

Guilherme (meia): artilheiro da Raposa na Copinha, com sete gols, brilhou também no time profissional. Foram 13 tentos em 33 jogos em 2007 e 23 em 51 partidas em 2008. Seguiu para a Europa, onde fez parte dos elencos de Dinamo Kiev (Ucrânia) e CSKA Moscou (Rússia). No retorno ao Brasil, em 2011, acertou com o Atlético e fez gols importantes nas conquistas da Copa Libertadores de 2013 e da Copa do Brasil de 2014. Atuou ainda por Corinthians, Athletico-PR, Bahia, Fluminense e América. Pendurou as chuteiras em 2024, no Cianorte, do Paraná.

Guilherme foi artilheiro do Cruzeiro na Copinha de 2007, com 7 gols(foto: Ari Ferreira/Lancepress – 16/01/2007)

Vinícius (atacante): construiu a carreira fora do Brasil. Esteve em clubes de Suécia, Coreia do Sul, Kuwait, Catar e Emirados Árabes Unidos. Destacou-se principalmente no Al-Jahra SC, pelo qual contabilizou 52 gols em 96 partidas de 2011 a 2015.

Jonathas (atacante): fez cinco gols pelo Cruzeiro na Copinha de 2007. Embora não tenha brilhado no elenco principal, foi vendido ao AZ Alkmaar, da Holanda. Viveu o ápice em 2014/15 ao anotar 14 tentos pelo Elche no Campeonato Espanhol – abaixo apenas de Neymar, à época no Barcelona, entre os brasileiros. Em 2025, aos 36 anos, aposentou-se no América. Antes, obteve bons números pelo Athletic na Série C (9 gols) e no Mineiro (7 gols) de 2024.

A reportagem não encontrou informações sobre os jogadores Carlos Magno e Carlos, que foram titulares no meio-campo do Cruzeiro na final da Copinha de 2007 contra o São Paulo.

Compartilhe
Sair da versão mobile