Fim de novela com desfecho positivo para a torcida do Cruzeiro. As partes deram fim aos entraves que prolongaram a negociação, e o clube estrelado anunciou, nesta quarta-feira (21/1), a renovação de contrato de Matheus Pereira. O meio-campista, de 29 anos, assinou novo vínculo com a Raposa até o fim de 2028 – o antigo terminaria em junho deste ano.
Ser 𝐌𝐚𝐞𝐬𝐭𝐫𝐨 é mais do que reger uma orquestra. É escrever, sob o céu estrelado, páginas heroicas e imortais. ⭐️
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) January 21, 2026
Nos gramados de Minas Gerais, o regente azul vai continuar fazendo seus recitais.
O Cruzeiro renovou com @MatheusPereira até o fim de 2028! Seguimos juntos,… pic.twitter.com/qssTAcMaMh
Em algumas ocasiões, Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, e Pedro Junio, vice-presidente, detalharam que a negociação estava bem encaminhada, mas que clube e jogador ainda não haviam entrado em acordo acerca do tempo de contrato. As conversas haviam começado no fim do ano passado.
Desde o início de janeiro, Matheus Pereira podia assinar pré-contrato com outro clube. A possibilidade, entretanto, não era temida pela cúpula celeste em função da identificação do meio-campista com a Raposa. Além ter prolongado o vínculo, o jogador desfrutará de uma valorização salarial.
Matheus Pereira no Cruzeiro
Matheus Pereira defende o Cruzeiro desde julho de 2023. Na época, pertencia ao Al-Hilal, da Arábia Saudita, e assinou por empréstimo. Posteriormente, a diretoria celeste atendeu o pedido da torcida, entregou a 10 para o atleta e o comprou em definitivo em junho de 2024 – 50% dos direitos econômicos por cerca de 5 milhões de euros (na época, algo em torno de 30 milhões).
O meio-campista se tornou o principal jogador do Cruzeiro naquela temporada. Mas, assim como todo o elenco, caiu de produção na reta final – marcada pela derrota na final da Copa Sul-Americana, para o Racing. No início de 2025, a relação com os fãs se estremeceu quando Matheus Pereira deixou o futuro em aberto e quase se transferiu ao Zenit, da Rússia.
A negociação se tornou uma novela. O camisa 10 sinalizou positivamente e chegou a realizar exames, mas desistiu no último minuto e optou por estender a história do Cruzeiro. Novamente prestigiado, na temporada passada, Matheus Pereira conduziu a equipe na briga pelo título do Campeonato Brasileiro (terceiro lugar) e da Copa do Brasil (queda na semifinal).
Desde que assinou com o Cruzeiro, o meio-campista carrega o status de um dos principais atletas do clube. O camisa 10 soma 126 partidas oficiais com a camisa celeste, além de 19 gols e 26 assistências.