Com 100% de aproveitamento, o Cruzeiro chegou à final da Copa São Paulo de Futebol Júnior pela quinta vez na história. Em 2026, a Raposa busca o bicampeonato na final contra São Paulo ou Ibrachina, que se enfrentam nesta quinta (22/1), às 21h30, no Morumbi.
Na semifinal da Copinha, nessa quarta-feira (21/1), o Cruzeiro eliminou o Grêmio, com vitória de virada, por 3 a 2. Baptistella, Eduardo Pape e Murilo Rhikman marcaram os gols do triunfo celeste no Joaquinzão, em Taubaté.
O trio, inclusive, é o destaque do Cruzeiro na Copa São Paulo. O goleiro Vitor Lamounier e os atacante Fernando e Pablo Neri são outros nomes importantes da equipe comandada pelo técnico Marion César.
Cauan Baptistella
O meia Cauan Baptistella disputou três jogos pelo Cruzeiro na Copinha e anotou um gol e duas assistências.
Em meio à disputa em São Paulo, Baptistella estreou pelo time profissional do Cruzeiro. Sob o comando de Tite, o jogador de 18 foi acionado no segundo tempo da derrota por 2 a 1 para o Pouso Alegre, no Mineirão, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.
O gol do Cruzeiro no jogo teve participação de Baptistella. Ele cobrou o escanteio e anotou a assistência para o gol de Kauã Prates, de cabeça, já no final da partida.
Eduardo Pape
O meio-campista de 16 anos é a grande revelação do Cruzeiro na Copa São Paulo. Eduardo Pape participou de todos os oito jogos da equipe na competição. Foram dois gols marcados e duas assistências.
O meia de 1,87, no entanto, está fora da final da Copa São Paulo. Pape está suspenso devido ao segundo cartão amarelo recebido na Copinha.
Fernando
O atacante é o artilheiro do Cruzeiro na Copa São Paulo, com quatro gols em cinco partidas.
O jogador de 20 anos também integrou a equipe principal da Raposa em meio à disputa da Copinha e participou de dois jogos no Campeonato Mineiro.
Fernando retornou ao elenco sub-20 nas oitavas de final contra o Santos e marcou um gol na vitória por 3 a 1. Nas quartas de final, também balançou a rede no triunfo por 3 a 0 sobre o Guanabara City.
Murilo Rhikman
O volante de 19 anos já disputou oito partidas pelo time profissional e é o dono do meio-campo do Cruzeiro na Copa São Paulo.
Murilo Rhikman dá equilíbrio defensivo e qualidade na saída de bola da equipe de Marion César.
Foi dele o gol da vitória sobre o Grêmio, aos 36 minutos do segundo tempo, em cruzamento que enganou o goleiro.
Pablo Neri
O ponta de 18 anos também participou dos oito jogos do Cruzeiro na Copa São Paulo. Pablo Neri marcou dois gols e deu cinco assistências para os companheiros.
Segundo sites portugueses, Pablo Neri é monitorado pelo Benfica. O Lyon também estaria interessado no jovem.
Pablo Neri iniciou a carreira na base do Santo André e chegou ao Cruzeiro na gestão Ronaldo e tem contrato até 2027. O clube celeste detém 80% dos direitos do atacante.
Vitor Lamounier
O goleiro de 18 anos é a segurança do Cruzeiro na Copa São Paulo. Foram apenas quatro gols sofridos em oito jogos.
Nas decisões contra Santos e Grêmio, Lamounier brilhou com defesas difíceis e ajudou o Cruzeiro a manter a campanha invicta na competição.
Destaque em todas as categorias da base celeste, Vitor tem contrato com o Cruzeiro até 2030.
Campanha do Cruzeiro na Copinha 2026
O Cruzeiro chega à final da Copinha 2026 com campanha impecável. O time marcou 20 gols e sofreu apenas quatro em oito partidas.
Dos oito jogos na Copinha, o Cruzeiro marcou três gols em seis, incluindo todas as decisões no mata-mata.
Campeão em 2007, o Cruzeiro tenta o segundo título da Copinha neste domingo (25/1), no Pacaembu, em São Paulo.
A Raposa foi vice-campeã nas edições de 1996, 2002 e 2024.
Resultados do Cruzeiro na Copinha 2026
Fase de grupos
- Cruzeiro 3 x 0 Barra-SC
- Cruzeiro 1 x 0 Esporte de Patos-PB
- Cruzeiro 1 x 0 Francana-SP
Segunda fase
- Cruzeiro 3 x 1 Meia-Noite-SP
Terceira fase
- Cruzeiro 3 x 0 Ponte Preta
Oitavas de Final
- Cruzeiro 3 x 1 Santos
Quartas de final
- Cruzeiro 3 x 0 Guanabara City
Semifinal
- Cruzeiro 3 x 2 Grêmio