COPINHA

Bom presságio? Cruzeiro já foi campeão da Copinha contra o São Paulo

O Cruzeiro enfrenta o São Paulo na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior neste domingo (25/1) e busca repetir feito de 2007

Compartilhe
google-news-logo

Cruzeiro e São Paulo estão na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio de base mais tradicional do Brasil. A equipe paulista é a atual campeã e vai em busca do sexto título. Por sua vez, o Cruzeiro jogará pelo bicampeonato, uma vez que venceu uma única edição do torneio, em 2007, justamente sobre o Tricolor.

A final de 2007 foi realizada em 25 de janeiro, no Pacaembu, mesmo local e data da decisão deste ano, que está marcada para as 11h do próximo domingo. Cruzeiro e São Paulo decidiram a partida nos pênaltis, após empatarem no tempo normal por 1 a 1. A equipe celeste venceu por 6 a 5.  

Naquela época, o técnico celeste era Enderson Moreira, que após título com os meninos da Raposa teve passagens por vários clubes brasileiros, como América, Fluminense, Internacional, Santos, Botafogo, Bahia e Ceará.  O técnico comanda atualmeente o Grêmio Novorizontino.

Por sua vez, o São Paulo era comandado pelo técnico Marcos Vizolli. O ex-meio-campista trabalha nas categorias de base do time paulista desde de 1997. Hoje, dirige o elenco sub-17 do clube. 

Lance do jogo de futebol entre Cruzeiro e São José, valido pela Copa São Paulo de Futebol Júnior 2007 - (foto: Claudio Capucho/Vale Paraibano - 20/1/2007)
Cruzeiro e São José, valido pela Copa São Paulo de Futebol Júnior 2007(foto: Claudio Capucho/Vale Paraibano – 20/1/2007)

Como foi o jogo entre Cruzeiro e São Paulo?

O Cruzeiro abriu o placar da final aos 33 minutos do primeiro tempo, com o lateral-esquerdo Anderson acertando um chute de fora da área, após jogada com Carlos Magno.

Na etapa final, o São Paulo reagiu aos três minutos, quando Eric recebeu um lançamento e passou para Thiago, que empatou a partida – foi o sétimo gol do jogador na competição. 

O então goleiro cruzeirens Rafael, que hoje joga justamente no São Paulo, foi obrigado a fazer defesas importantes na partida. 

Na disputa dos pênaltis, Serginho, Léo Gonçalves, Aislan, Jorge Miguel e Eric converteram para a equipe paulista, enquanto Bruno César desperdiçou a cobrança.

Pela Raposa, Guilherme, Jonathas, Simões, Luís Fernando, Wellington e Paulinho marcaram. O goleiro Rafael foi um dos destaques do título inédito do Cruzeiro ao defender a cobrança decisiva.

Campanha do Cruzeiro e do São Paulo na Copinha 2007

Em 2007, o Cruzeiro estava no Grupo I, em Amparo, e o São Paulo no O, em São Carlos. Ambos se classificaram em primeiro lugar – a equipe mineira venceu dois jogos e empatou um, marcando nove gols e sofrendo três na primeira fase, enquanto o time paulista ganhou os três jogos, com 11 tentos a favor e dois sofridos.

Nos mata-matas, a Raposa bateu Corinthians (3 a 2, na segunda fase), Vitória (2 a 1, nas oitavas de final), São José (6 a 2, nas quartas de final) e São Bernardo (5 a 4, na semifinal).

Já o Tricolor Paulista passou por Rio Branco (2 a 0), São Bento (4 a 1), Fluminense (2 a 1) e Athletico-PR (4 a 1).

Números do Cruzeiro na Copinha 2007

O Cruzeiro venceu a edição da Copinha de 2007 ao levar a melhor em sete dos oito jogos disputados – um empate na primeira fase. A Raposa marcou 26 gols e sofreu 11 ao longo da competição.

Escalações de Cruzeiro e São Paulo na final da Copinha de 2007

  • Cruzeiro: Rafael; Aldo (Marcos), Maicon, Wellington e Anderson; Paulinho Dias, Carlos Magno, Carlos (Luís Fernando) e Vinícius (Simões); Guilherme e Jonathas. Técnico: Enderson Moreira
  • São Paulo: Jorge Miguel; Jackson, Aislan, Breno e Alex Cazumba; Luan, Serginho, Flávio (Léo Gonçalves) e Allan (Bruno Formigoni); Eric e Thiago (Bruno César). Técnico: Marcos Vizolli

Compartilhe
google-news-logo