O Cruzeiro tem apresentado ótimo futebol na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Um dos responsáveis pelo desempenho da Raposa já esteve próximo de conquistar o principal torneio de base do Brasil.
A equipe mineira enfrentará um velho conhecido, o São Paulo, na decisão do torneio. A partida será no domingo (25/1), às 11 horas, no Pacaembu, em São Paulo.
O técnico do elenco sub-20, Mairon César, levou o América à final da Copinha em 2023. Na ocasião, o Coelho perdeu a decisão para o Palmeiras por 2 a 1, no Estádio do Canindé, em São Paulo.
A equipe terminou a primeira fase como líder do Grupo 18, com três vitórias em três jogos – Retrô-PE, Ponte Preta e Vocem-SP. No mata-mata, eliminou CSP (3 a 0), São Paulo (3 a 1), Red Bull Bragantino (1 a 0) e Ituano (3 a 0). Na semifinal, mandou o Santos para casa após golear por 3 a 0.
Campanha do Cruzeiro na Copinha
Mairon César assumiu a equipe celeste nesta temporada e conta com 100% de aproveitamento na Copinha. Na primeira fase, a Raposa venceu todos os jogos do Grupo 13: Barra-SC (3 a 0), Esporte de Patos-PB (1 a 0) e Francana-SP (1 a 0). As partidas foram disputadas no Lanchão, em Franca.
Na segunda fase, os Crias da Toca ganharam de virada do Meia Noite-SP por 3 a 1, no estádio Galileu de Andrade Lopes, em Patrocínio Paulista. Já na terceira etapa, superou a Ponte Preta por 3 a 0, novamente no Lanchão.
Nas oitavas de final, venceu o Santos por 3 a 1, no Luisão, em São Carlos. Nas quartas, goleou o Guanabara City por 3 a 0, no mesmo estádio.
Já na semifinal, superou o Grêmio por 3 a 2, no Estádio Joaquinzão, em Taubaté.
Melhor campanha do Cruzeiro na Copinha
O único troféu da Raposa na Copinha foi conquistado em 2007, quando o time era comandado por Enderson Moreira. A equipe se consagrou campeã ao superar o São Paulo em uma emocionante decisão.
Na ocasião, a partida terminou empatada por 1 a 1 no tempo normal, no Pacaembu. Nas penalidades, o Cruzeiro fez 6 a 5 e carimbou o título.
A geração campeã contava com o goleiro Rafael, o zagueiro Maicon e o atacante Guilherme, que foi o artilheiro cruzeirense no torneio, com sete gols.