CRUZEIRO

Cruzeiro: Tite revela nomes de campeões da Copinha que subirão ao profissional

Cruzeiro integrará de vez ao elenco principal cinco jovens que conquistaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior

Compartilhe
google-news-logo

O Cruzeiro conquistou, pela segunda vez, nesse domingo (25/1), o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O elenco, comandado por Mairon César, encerrou o principal torneio de base do país com 100% de aproveitamento, e alguns nomes se destacaram. Desses, cinco passarão a integrar de vez o elenco principal, revelou o técnico Tite.

Depois da derrota por 2 a 1 para o Atlético, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro, Tite celebrou os crias da Toca da Raposa, mas sem deixar de lamentar o tropeço diante do principal rival. O comandante detalhou que seguiu a campanha da base e, em concordância com Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol do Cruzeiro (SAF) e com a comissão técnica ‘promoverá’ quatro atletas.

“Nós acompanhamos e parabéns à base do Cruzeiro, fez um grande campeonato, teve mérito muito grande no título. Queríamos nós que tivéssemos comemorando com uma situação melhor que a de hoje. Não foi possível, tem que absorver e similar. Vamos sentar e trazer jogadores que poder ser importantes para agregar”, iniciou.

Logo na sequência, Tite detalhou citou os nomes: “Baptistella (meio-campista de 18 anos), Rhuan Gabriel (meio-campista de 19 anos), Rayan Lelis (atacante de 19 anos), Murilo Rhikman (volante de 19 anos) e Vitor Lamounier (goleiro de 18 anos)”.

Outros jovens da base têm sido frequentemente relacionados e não estiveram na final da Copinha. Casos do zagueiro Bruno Alves (ainda não atuou) e do atacante Kaique Kenji (15 partidas como profissional). O goleiro Otávio, de 20 anos, também se formou na base celeste.

Tite, inclusive, chegou a explicar a falta de oportunidades a Bruno Alves, de 20 anos: “É um grande jogador. E eu falei para ele particularmente aquilo que ele pode melhorar e deve. Publicamente eu não falo. Mas é um grande jogador e vai ter um futuro brilhante aqui”.

Maioria tem passagem no profissional

  • Baptistella: um jogo no Mineiro de 2026
  • Rayan Lelis: um jogo no Campeonato Brasileiro de 2025 e dois jogos no Mineiro de 2026
  • Murilo Rhikman: dois jogos no Brasileiro de 2025, quatro jogos na Copa Sul-Americana de 2025 e dois jogos no Mineiro de 2026

Brigam por posição com quem?

Os cinco jovens mencionados por Tite não chegam para atuar como titular da equipe principal do Cruzeiro. Todos vão compor elenco e brigar por posições.

Baptistella, Rhuan Gabriel e Murilo, por exemplo, atuam no centro do gramado, espaço que pode ser ocupado por Matheus Pereira (meia), Gerson (meia), Japa (meia/volante), Vitinho (meia), Matheus Henrique (volante), Walace (volante), Lucas Romero (volante), Lucas Silva (volante), Christian (volante que atua como ponta direita), Ryan Guilherme (volante) e Rodriguinho (meia).

Na meta, Vitor Lamounier terá companhia de Cássio, primeiro opção, Matheus Cunha, contratado para ser o substituto imediato, mas que trata lesão, e Otávio, também da base.

Rayan Lelis, por sua vez, tem como companheiros de ataque Kaio Jorge, Wanderson, Arroyo, Marquinhos, Sinisterra, Néiser Villarreal, Chico da Costa e Kaique Kenji.

Compartilhe
google-news-logo