
O Cuiabá anunciou nesta terça-feira (1º/5) a contratação do técnico português Armando Gonçalves Teixeira, conhecido como Petit. O contrato do profissional de 47 anos é válido até o fim de 2025.
Apesar de ter nascido na França, Petit tem nacionalidade portuguesa. Pelo país, disputou as Copas do Mundo de 2002 e 2006, além das Eurocopas de 2004 e 2008. O meio-campista jogou 57 vezes pela Seleção de Portugal e marcou quatro gols.
Em Portugal, o volante atuou ao lado dos craques Luís Filipe Figo e Cristiano Ronaldo e foi dirigido por Luiz Felipe Scolari. A seleção terminou a Euro de 2004 em segundo lugar e o Mundial de 2006 na quarta posição.
Carreira de Petit
Como jogador, Petit defendeu o Benfica por seis temporadas: 2002/2003 a 2007/2008. Também vestiu as camisas de Gondomar, União de Lamas, Esposende, Gil Vicente, Boavista e FC Köln (Alemanha).
Já na função de treinador, comandou Boavista – onde ficou por mais de 150 jogos -, Moreirense, Paços de Ferreira, Marítimo e Belenenses, todos de Portugal.
Origem do apelido
Natural de Estrasburgo, na França, Petit se mudou com a família para Portugal ainda criança, aos dois anos. Ele ganhou o apelido que carrega até hoje pela aparência rechonchuda quando era pequeno.
Comissão técnica de Petit
Petit desembarcará em Cuiabá na sexta-feira à noite, junto aos auxiliares Tiago Morence Pinto, Mario Jorge Faria Nunes, Nuno Miguel Gaspar Pereira e Germano Antônio Reis Pires.
No Cuiabá, Petit substituirá o interino Luiz Fernando Iubel, que recentemente pediu demissão do cargo de auxiliar fixo da comissão técnica. O treinador anterior era o português António Oliveira, contratado pelo Corinthians em 9 de fevereiro.
Próximo jogo do Cuiabá
O Cuiabá, que ainda segue sem pontos na Série A (três derrotas em três jogos), retorna aos gramados nesta quinta-feira, contra o Goiás, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. A bola rola às 21h30 (de Brasília), no Estádio Hailé Pinheiro.