O Democrata-GV é um time tradicional no Campeonato Mineiro e marca presença na 112ª edição do torneio. O Alvinegro de Governador Valadares foi semifinalista do Troféu Inconfidência na edição passada e busca bons resultados na competição deste ano.
A equipe estreia no torneio contra o Itabirito, no sábado (10/1), às 18h30, no Castor Cifuentes, em Nova Lima. O time joga em casa contra o América, no dia 14 de janeiro, às 20h30, no Mamudão, em Governador Valadares. O Democrata está no Grupo A, ao lado de Atlético, Uberlândia e URT.
Pré-temporada
O time alvinegro se preparou para iniciar o campeonato estadual e realizou dois jogos-treino. O primeiro deles foi contra o Vitória e o time mineiro foi derrotado por 1 a 0. A atividade foi realizada no estádio Salvador Costa, em Vitória, no Espírito Santo, e o único gol da partida foi marcado pelo volante Jonata, conhecido como ‘Pé de Pato’.
A segunda partida foi disputada no CT Capa-Preta, na AERT, na Serra. O confronto terminou empatado por 1 a 1 com o Rio Branco. O centroavante Edu (ex-Cruzeiro) marcou o gol do time capixaba, e o meio-campista Marcelinho anotou o gol da Pantera.
Expectativas do time no torneio
A equipe do interior busca bons resultados no Campeonato Mineiro e pretende superar a campanha da temporada passada. Em 2025, o time se despediu da competição ainda na primeira fase, após terminar como terceiro colocado do Grupo B, e chegou à semifinal do Torneio Inconfidência.
O técnico que comandará a equipe no torneio é Wladimir Araújo, velho conhecido do clube, que também esteve à frente do time na edição anterior do campeonato. Ele tem como objetivos na temporada fazer uma boa campanha no Mineiro e conquistar o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Em entrevista ao No Ataque, o treinador falou sobre as metas a serem cumpridas.
“A expectativa é a melhor possível: chegar às semifinais do Mineiro ou do Inconfidência. Sabemos que é um campeonato difícil, mas temos trabalhado muito para chegar e conquistar as vagas na Copa do Brasil e Série D para 2027. Só que tendo em vista também que esse ano já vamos fazer um excelente trabalho [na Quarta Divisão] e conquistar o acesso para a Série C. Montamos um time bastante competitivo que tem tudo para dar certo”, pontuou Wladimir à reportagem.
Possíveis destaques do elenco
A Pantera se prepara para a disputa do Estadual e conta com alguns destaques para apresentar um bom desempenho no torneio. Entre eles está o zagueiro Halls, de 23 anos, com passagem pelas categorias de base do Red Bull Bragantino.
O setor defensivo conta com Léo Dourado, de 21 anos, revelado pelo Athletico-PR, que disputou o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil de 2025 pelo Athletic.
A equipe conta ainda com atletas com trajetória no futebol internacional. O atacante Elton Martins, de 37 anos, atuou no futebol espanhol. Já o ponta-esquerda Richard Luca, de 27, defendeu o Mosta FC, de Malta, e o Yangpyeong, da Coreia do Sul, na última temporada.
Onde assistir os jogos do Democrata-GV no Estadual
O Campeonato Mineiro terá transmissão da TV Globo, na TV aberta, e também da GeTV, no YouTube, com a exibição de uma partida por rodada durante a primeira fase da competição.
Democrata-GV no Campeonato Mineiro
A Pantera estreou no Campeonato Mineiro em 1969, a convite da Federação Estadual. O primeiro jogo na competição ocorreu no dia 26 de janeiro, no Mamudão, e terminou empatado por 0 a 0 com a Usipa, de Ipatinga. O time se despediu do torneio na 13ª colocação.
A primeira conquista do Democrata em competições estaduais foi a Taça Minas Gerais de 1981, quando a equipe derrotou o Uberlândia. Na época, o título correspondia a uma das fases do Campeonato Mineiro.
O Alvinegro se destacou entre 1991 e 1994, período em que conquistou o título de “Tetracampeão do Interior”, por ser eleito o melhor time excluindo os clubes da capital: América, Atlético e Cruzeiro. Em 1991, o Democrata foi vice-campeão do Campeonato Mineiro e perdeu a final para o Atlético.
Pantera ganha projeção nacional
Após o vice-campeonato do Mineiro, o time valadarense conquistou vaga na Copa do Brasil pela primeira vez em sua história. A equipe caiu na primeira fase, com um empate e uma derrota contra o Paraná.
O Democrata voltou a disputar a Copa do Brasil em 1995, a convite da CBF, mas se despediu na segunda fase, após perder para o Vitória por 2 a 0, no Barradão, em Salvador.
A equipe também tem passagem pela Série B do Campeonato Brasileiro, disputada em 1994, quando substituiu o América, que cumpria suspensão imposta pela CBF. No entanto, teve desempenho abaixo do esperado e se despediu ainda na primeira fase, com apenas duas vitórias em 20 partidas.
Ficha do Democrata-GV
- Clube: Esporte Clube Democrata
- Data de fundação:13 de fevereiro de 1932
- Meta no campeonato: “Chegar às semifinais do Mineiro ou do Torneio Inconfidência”, mencionou o técnico Wladimir Araújo.
- Técnico: Wladimir Araújo
- Destaques: Halls, Léo Dourado, Elton Martins e Richard Luca
- Grupo: Thulio, Gabriel Machado e Thiago Jesus (goleiros); Dante, Rafael Klein, Halls, Henrique Garbellini e Léo Dourado (zagueiros); Cabral, Marco Antônio, Lucas Evangelista e Bryan (laterais); Luiz Henrique, Guilherme Batata, Felipe Alves e Pedrinho (volantes); Maurício Ferreira, Dudu Pedrotti e Bernardo Diniz (meias); Elton Martins, Richard Luca, Bismarck e Giovanni Carignano (atacantes).
- Posição no último Estadual: Terceiro colocado do Grupo B e semifinalista do Troféu Inconfidência.