O Flamengo conquistou o segundo título do Campeonato Brasileiro Sub-20 ao derrotar o Palmeiras nos pênaltis por 3 a 2, na tarde desta quinta-feira (7/9), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. A ocasião teve gosto especial para o goleiro Dyogo Alves, sobrevivente do incêndio no Ninho do Urubu e responsável por defender uma cobrança na final.
Há quatro anos, Dyogo Alves viveu uma situação agonizante. Em fevereiro de 2019, um incêndio atingiu o alojamento onde ele e outros atletas da base do Flamengo dormiam. O goleiro ficou internado por uma semana e sobreviveu à tragédia no Ninho do Urubu, que vitimou 10 jogadores.
Em 2020, Dyogo Alves assinou o primeiro contrato profissional com o Flamengo, até 2024. Um ano depois, venceu o Campeonato Brasileiro Sub-17. Neste ano, no título do brasileiro sub-20, defendeu a cobrança de Allan, do Palmeiras, com os pés.
As conquistas não apagam o passado. O goleiro fez uma tatuagem para homenagear os amigos que perdeu na tragédia e os carrega na pele. Após a partida, Dyogo fez questão de mencioná-los: “Me faz pensar por eles, porque todos eles queriam estar aqui e ter uma oportunidade dessa. Sei que eles estão em um lugar melhor que a gente. Não tenho dúvida disso. Deus não quis me levar naquela hora, queria me deixar para eu fazer história ou com a camisa do Mengão”.
Curiosamente, o goleiro titular do Flamengo era Kauan Santos. Vendido para o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, por R$ 1,6 milhão, deu lugar a Dyogo na final da competição.
Flamengo 0 (3) x 0 (2) Palmeiras
No tempo regulamentar, a partida terminou empatada por 0 a 0. Nos pênaltis, Diegão, Ryan Lucas e Petterson marcaram para o Flamengo. Kevin e Thalys converteram para o Palmeiras.