O Flamengo anunciou na noite desta segunda-feira (9/10) a contratação do técnico Tite. O ex-treinador da Seleção Brasileira assinou com o clube, que está sem comandante desde a demissão de Jorge Sampaoli, há onze dias, até dezembro de 2024 e já comandará a equipe carioca no treinamento desta terça-feira (10/10).
Além de Adenor Bachi, nome de Tite, o Flamengo confirmou que Cléber Xavier, César Sampaio – ex-jogador da Seleção Brasileira -, Fábio Mahseredjian, Lucas Oliveira e Matheus Bachi – filho do treinador – farão parte da nova comissão técnica flamenguista.
Vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz já havia anunciado anteriormente o acerto do Flamengo com o técnico Tite. Em entrevista ao ge, o dirigente elogiou o treinador.
“O tamanho do Tite, a envergadura do Tite. Técnico que nas duas últimas Copas do Mundo foi o técnico da nossa seleção. Eu acho que isso diz tudo. Os trabalhos que ele fez nos clubes aqui também. Mundial, Libertadores… Então, ele é muito importante nesse momento pra gente. Vem com a comissão técnica inteira que participou de uma trajetória enorme com ele nessas duas Copas do Mundo”
Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo,
O dirigente ainda ressaltou os objetivos do clube com a chegada de Tite. “Eu acho que a gente tem que retomar a trajetória dos campeonatos que a gente ganhou aí há pouco tempo. E é essa retomada, esse norte, que a gente quer ter junto com o Tite e eu tenho certeza que isso vai acontecer”.
Carreira de Tite como treinador
Formado em Educação Física na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), Tite iniciou a carreira como treinador em 1990, no Guarany-RS. No Brasil, também passou por Caxias, Veranópolis, Ypiranga, Juventude, Caxias, Grêmio, São Caetano, Corinthians, Atlético, Palmeiras e Internacional. Nos Emirados Árabes, comandou Al Ain e Al Wahda.
Tite acumulou títulos importantes durante a trajetória nos clubes. No Corinthians, viveu os momentos mais especiais. Como técnico do Timão, conquistou o Campeonato Brasileiro (2011 e 2015), a Copa Libertadores (2012), o Mundial de Clubes (2012), o Campeonato Paulista (2013) e a Recopa Sul-Americana (2013).
O treinador assumiu o comando técnico da Seleção Brasileira em 2016. Em seis anos à frente da amarelinha, participou de duas edições da Copa do Mundo e conquistou uma Copa América (2019).
Títulos de Tite como treinador de clubes
- Veranópolis: Campeonato Gaúcho (1993)
- Caxias: Campeonato Gaúcho (2000)
- Grêmio: Copa do Brasil (2001) e Campeonato Gaúcho (2001)
- Internacional: Copa Sul-Americana (2008), Copa Suruga Bank (2009) e Campeonato Gaúcho (2009)
- Corinthians: Copa Libertadores (2012), Mundial de Clubes (2012), Recopa Sul-Americana (2013), Campeonato Brasileiro (2011 e 2015) e Campeonato Paulista (2013).
Rápida experiência como jogador
Antes de iniciar a carreira na beira do gramado, Tite teve rápida experiência como jogador. Em 1982, ele se tornou jogador do Caxias-RS. Lá, permaneceu até 1984. Ainda defendeu Esportivo Bento Gonçalves-RS, Portuguesa-SP e Guarani-SP.
No Guarani, foi vice-campeão brasileiro em 1986 e 1987 e vice-campeão do Campeonato Paulista em 1988.
A trajetória como atleta terminou cedo, em 1989. Aos 29 anos, Tite se retirou dos gramados por conta de lesões.