A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta segunda-feira (18/12) a atualização do ranking de clubes. Tricampeão da competição (1981, 2019 e 2022), o Flamengo está na quarta colocação, com 8.183,5 pontos.
O líder da listagem da Conmebol é o Palmeiras, que chegou às últimas quatro semifinais de Libertadores – venceu duas, em 2020 e 2021. River Plate e Boca Juniors completam o pódio, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
A quarta colocação flamenguista confirma o time como cabeça de chave da Libertadores mais uma vez. Em 2023, os cariocas foram a principal equipe do grupo que ainda contou com Aucas (EQU), Ñublense (CHI) e Racing (ARG).
Porém, mesmo sendo cabeça de chave do grupo A, já que era o atual campeão do torneio, a equipe carioca ficou em segundo, atrás do Racing. A consequência de não liderar na fase inicial foi enfrentar o Olimpia, que ficou em primeiro, nas oitavas de final – a equipe foi eliminada pelos paraguaios.
O ranking da Conmebol
A Conmebol leva em consideração o histórico e a performance recente dos clubes em competições continentais (Libertadores, Copa Sul-Americana e Recopa Sul-Americana) na elaboração da lista.
A posição é importante no sorteio da Libertadores e da Sul-Americana do ano que vem. Os melhores colocados serão cabeças de chave e terão pela frente adversários pior ranqueados.
Veja o ranking abaixo: