Filipe Luís explicou que o afastamento de Gabriel Barbosa do elenco do Flamengo foi determinado pelo vice-presidente de futebol Marcos Braz. O técnico fez um pronunciamento sobre o assunto em entrevista coletiva após o empate por 0 a 0 com o Atlético, nesta quarta-feira (13/11), no Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Conforme Filipe Luís, Gabigol seguirá fora das partidas do Flamengo “até segunda ordem”. E Marcos Braz deve se posicionar a respeito do tema “no momento em que achar oportuno”.
“Sou extremamente grato a essa diretoria por ter confiado em mim em 2019, por ter acreditado em mim, por ter me colocado aqui. Sou extremamente grato ao Gabriel e por tudo que ele fez pelo clube e por mim. E o que eu posso dizer a vocês é que o afastamento do Gabriel foi devido a um episódio ocorrido na final. Eu fui comunicado pelo vice-presidente Marcos Braz de que ele não seria relacionado para esse jogo e para os próximos jogos até segunda ordem. É um assunto total do Marcos Braz. E ele vai explicar para vocês no momento em que ele achar oportuno”, iniciou o treinador.
“Esse é o meu pronunciamento sobre esse assunto que, como falei, me entristece profundamente, porque gostaria muito de que não sujasse o título maravilhoso e incrível que esse grupo conquistou por nenhuma razão. Então, espero que esse assunto se resolva antes possível, porque todos os torcedores merecem que o Flamengo sempre esteja bem”.
Filipe Luís
Por que Gabi foi afastado do Flamengo?
Gabigol foi afastado do Flamengo por causa do polêmico contexto envolvendo a sua saída do clube. Com contrato até 31 de dezembro, o atacante revelou, no último domingo (10/11), que não permanecerá no rubro-negro em 2025. A declaração foi dada ainda no gramado da Arena MRV, em Belo Horizonte, onde a equipe conquistou a Copa do Brasil ao vencer o Atlético por 1 a 0.
“Não, eu não fico no Flamengo. Durante esses últimos anos, houve negociações, e é onde o presidente, a diretoria, na verdade, apertou minha mão, apertou a mão do meu pai, da minha família, e depois acabaram acontecendo coisas que realmente não gostei. Sempre soube as coisas pelo podcast, nunca soube pessoalmente durante esses anos”, disse Gabi, em entrevista à TV Globo.
“Falei muito com o Marcos Braz, a gente conversou, disse para ele da possibilidade de conversar sobre dois, três anos, e nunca houve uma proposta do Flamengo. Então, depois de hoje, com esse título, não vou ficar no Flamengo e saio muito feliz. Vou curtir esse momento até 31 de dezembro deste ano. Até lá, sou jogador do Flamengo. Agora, quero curtir, aproveitar e me divertir bastante. Foi uma passagem incrível. Eu amo todo mundo, amo muito os jogadores, a torcida. Então, agora vamos aproveitar”.
Na zona mista da Arena MRV, o próprio Marcos Braz confirmou que Gabriel estava de saída para o Cruzeiro, tal como noticiado por No Ataque e outros veículos de imprensa de Minas Gerais. Inclusive, o vice de futebol desejou sorte ao atacante no novo clube. Entretanto, na véspera do reencontro com o Atlético, dessa vez no Brasileirão, o Flamengo divulgou um comunicado institucional esclarecendo a decisão de não convocar o centroavante de 28 anos.
“A decisão visa manter a harmonia do elenco rubro-negro após o importante pentacampeonato da Copa do Brasil e dar tranquilidade ao treinador Filipe Luís, comissão técnica e funcionários para a continuidade do trabalho e da busca pelas vitórias no Campeonato Brasileiro”.
Comunicado do Flamengo
Gabi reagiu à publicação de diferentes formas. Primeiramente, explicou que partiu da diretoria a decisão de não convocá-lo (versão corroborada por Filipe Luís). Em seguida, prometeu comparecer ao Maracanã para assistir in loco a Flamengo x Atlético. Por fim, postou foto abraçado com o técnico, dando a entender que o relacionamento é positivo com o técnico e os jogadores.
Gabigol no Maracanã
Presente no Maracanã, o ídolo rubro-negro trajava calça, boné e uma camisa retrô do Flamengo da década de 1980. Antes de a bola rolar, ele conversou com integrantes do staff do clube e acompanhou o trabalho de aquecimento dos colegas de elenco.
Sem Gabi, o Flamengo pressionou o Atlético, com direito a pênalti perdido pelo zagueiro David Luiz, mas parou no 0 a 0. Com o resultado, o time chegou a 59 pontos, à frente do Internacional no número de vitórias (17 a 16), critério de desempate na Série A.
Apalavrado com o Cruzeiro
O Cruzeiro deverá ser o destino de Gabigol na próxima temporada. No Ataque apurou que clube e jogador estão apalavrados em um contrato de três anos, até dezembro de 2027.
Gabigol será o reforço de peso prometido pelo dono da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço. O empresário sempre sonhou com um atleta de grande impacto, a exemplo do que Hulk representa para o Atlético.
Em conversa com pessoas próximas, Pedrinho já citou Hulk como força de marca. A comemoração do ídolo alvinegro imitando o alter ego de Robert Bruce Banner, personagem dos filmes de super-herói da Marvel, é um símbolo que traduz a ideia buscada.
Curiosamente, Gabigol também tem forte presença nas crianças e em torcedores de todas as idades em suas celebrações de gols. O centroavante comemora levantando os dois braços na altura dos ombros e forçando os bíceps.
Em seis anos no Flamengo, Gabriel Barbosa se estabeleceu como sexto maior artilheiro, com 160 gols em 305 jogos. Ele soma 13 títulos, com destaque para duas Libertadores (2019 e 2022), dois Brasileiros (2019 e 2020) e duas Copas do Brasil (2022 e 2024).