Os protagonistas do ano mágico do Flamengo em 2019 ainda rendem boas histórias. Na época, um jovem de 21 anos foi “impedido” de ir à Europa por Jorge Jesus, que o manteve no Flamengo. O lateral-direito João Lucas recebeu uma proposta para ir para Portugal, mas o técnico o aconselhou a ficar no Brasil, e o atleta nascido em Belo Horizonte entendeu que era melhor permanecer no time que havia sido campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores no fim da temporada anterior.
Essa história foi revelada pelo próprio João Lucas, em entrevista exclusiva ao No Ataque. O lateral-direito, que passou por Cuiabá, Santos e Juventude – equipe em que se destacou em 2024 -, relembrou a situação vivida com Jorge Jesus no Flamengo e deixou claro que não se arrependeu de ter negado a proposta do futebol europeu na época.
“Já teve propostas. Eu lembro que na época eu estava no Flamengo. Virou o ano e eu tive uma proposta de fora [Portugal]. O [Jorge] Jesus sentou comigo e falou que não iria me liberar. Disse que iria me utilizar. Naquele momento, achei que era melhor ficar. Eu não tinha tanta rodagem no cenário nacional. Então eu queria jogar aqui, deixar minha marca e ser conhecido. Eu acho que para mim foi a escolha certa”
João Lucas, lateral-direito
Com Jorge Jesus como treinador, João Lucas fez cinco partidas em 2019 – todas pelo Brasileiro – e mais quatro jogos em 2020 – três pelo Carioca e uma pela Libertadores – antes do português deixar o Flamengo. Em toda a sua passagem pelo clube carioca, o jogador atuou em 19 partidas e marcou um gol.
Contratado junto ao Bangu após bom desempenho no Carioca de 2019, João Lucas integrou um dos elencos mais marcantes da história do Flamengo. Também ao No Ataque, ele falou sobre a lição tirada com o convívio com o grupo vitorioso naquela temporada e falou sobre Rafinha e Filipe Luís, titulares nas laterais do time de Jorge Jesus. Confira toda a fala sobre o assunto no vídeo abaixo.
Vai jogar na Europa?
Mesmo sem o arrependimento de não ter ido à Europa enquanto estava no Flamengo, João Lucas enfatizou que ainda tem vontade de jogar no Velho Continente. Só que o lateral-direito fez questão de falar sobre a força da liga brasileira e que não trocaria a competitividade do futebol local para ir à uma liga europeia mais fraca.
“Então, tenho vontade [de jogar no exterior]. Se for uma coisa boa, vou aceitar a proposta. Mas ficar aqui não é demérito para ninguém. Aqui a gente tem uma liga muito forte e as pessoas tem que valorizar mais o nosso produto. Jogadores de fora estão vindo para cá, querendo voltar e assumir protagonismo em times grandes aqui. Ficar aqui também é bom para carreira e visibilidade”
João Lucas, jogador nascido em Belo Horizonte
O desejo de um dia jogar na Europa pode ficar mais distante nas próximas semanas, já que João Lucas deve decidir o seu futuro em breve e a tendência é permanecer no Brasil.
Com contrato com o Santos até o fim de 2025, o jogador retornará de empréstimo à Vila Belmiro no início da temporada, mas está sendo sondado por outros clubes e pode seguir no Rio Grande do Sul – em Grêmio ou Inter – após se destacar no Juventude em 2024.