A Conmebol confirmou que o atacante Gonzalo Plata, do Flamengo, foi expulso de forma incorreta no jogo contra o Estudiantes, pela Copa Libertadores, na última quinta-feira (18/9), no Maracanã. A entidade admitiu o erro da arbitragem após analisar o lance.
“No minuto 81, em uma disputa pela bola, o atacante rubro-negro [Plata] joga a bola. Posteriormente, o defensor de camisa branca [Rodríguez] chuta o pé do atacante e ambos caem ao chão, não configurando infração do atacante. O árbitro observa a ação e sanciona incorretamente o jogador rubro-negro, expulsando por tudo no cartão”, disse a Conmebol, em vídeo divulgado nas suas redes sociais.
A Conmebol ainda alertou que o VAR não poderia interferir na marcação da arbitragem.
“Vale esclarecer que, de acordo com o protocolo VAR e as regras do jogo, o VAR poderá interferir apenas em incidentes dentro das quatro considerações revisáveis que são: gols, pênaltis, cartão vermelho direto e confusão de identidade. Por não configurar nenhum desses incidentes, já que não é uma infração de cartão vermelho direto, o VAR não pode interferir”, acrescentou.
A Conmebol acaba de divulgar a revisão do lance do VAR na expulsão do atacante #Plata, do #Flamengo. No vídeo em português, a entidade afirma que Andrés Rojas ERROU. A Confederação afirmou que o VAR não poderia interferir na revisão da expulsão pelo segundo amarelo. CONFIRA! pic.twitter.com/nyFx2C03Wx
— Renan Moura (@renanmoura1989) September 19, 2025
O lance da expulsão de Plata ocorreu aos 36 minutos do segundo tempo. O atacante equatoriano foi atingido por um chute de Facundo Rodríguez, do Estudiantes. Ambos caíram, mas o árbitro colombiano Andres Rojas aplicou o segundo cartão amarelo a Plata.
Com um a menos, o Flamengo, que vencia por 2 a 0, sofreu um gol e leva uma vantagem mínima para a Argentina.
Estudiantes x Flamengo
As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira, em La Plata, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Jorge Luis Hirschi. Os cariocas podem empatar que se classificam para as semifinais. Em caso de igualdade no agregado, a decisão vai aos pênaltis.