Dejan Petkovic foi claro: o Flamengo precisa de um centroavante. Em entrevista exclusiva ao No Ataque, o ídolo rubro-negro falou sobre o que espera da temporada de 2026 do clube carioca e afirmou que o time tinha duas carências. Com a primeira demanda resolvida com contratação, a necessidade apontada pelo sérvio é “apenas” de um camisa 9.
O início da reflexão de Petkovic sobre a próxima temporada do Flamengo passou justamente pelo brilho em 2025. O ano do torcedor flamenguista contou com títulos do Carioca, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores, além do vice-campeonato do Mundial de Clubes. Por isso, o ex-meia vê a sequência sem frustrações do trabalho como o principal desafio.
“A primeira coisa: tem que sustentar. Quando você atinge o topo e consegue ganhar tudo – Flamengo praticamente ganhou tudo nesse ano -, no ano seguinte, qualquer coisa que não consiga é insucesso. E não é por aí. Não é por aí que você vai ganhar todos os anos, todos os títulos, só porque você, entre aspas, é um time melhor e tem melhor elenco ou tem mais o dinheiro”, iniciou Pet.
“Porque, se fosse assim no futebol, a gente colocaria os times europeus em ordem diferente do que está acontecendo. Então, por isso o futebol é tão passional e gera tantas emoções ainda. Mesmo quando você enfrenta um gigante e uma ‘zebra’, podem acontecer as coisas. Se o gigante não respeitar isso e não der continuidade ao trabalho… Espero que o Flamengo dê continuidade no trabalho”
Petkovic, ídolo do Flamengo
Necessidades do elenco do Flamengo
Só que para dar sequência ao trabalho, o grupo do Flamengo deveria ser alterado. “Mas é claro que tem que mexer no elenco. O processo de formação do time é contínuo. Sempre você pode mexer em alguma outra peça pelas diferentes razões técnicas e táticas”, afirmou Dejan Petkovic.
Nessa entrevista ao No Ataque, realizada no fim de dezembro, Petkovic falou que o Flamengo precisava de duas contratações: um zagueiro e um centroavante. E o ídolo teve o “pedido atendido”. A primeira e única contratação do Flamengo na janela de transferências foi Vitão, defensor que estava no Internacional. Por isso, o desejo restante do sérvio que ainda segue é de um novo artilheiro – até para disputar com Pedro, já que Juninho foi negociado com o Pumas, do México.
“Para mim, é imprescindível trazer o centroavante e um zagueiro. Imprescindível. Depois disso já é com comissão técnica, diretoria. Eu, aqui de fora, acho que é imprescindível trazer essas duas posições. Depois, tem que pensar na outras coisas já, como idade dos jogadores, substitutos para futuros, planejamento. Mas aí já é outro passo. Mas para fortalecer o elenco, a gente precisa de um centroavante e precisa de mais um zagueiro”
Petkovic, em entrevista exclusiva ao No Ataque
Ainda na análise da necessidade de um atleta para a zaga, Pet fez questão de exaltar os jogadores da posição que o Flamengo tem, mas destacou que havia uma brecha – a qual será ocupada por Vitão. “Nós temos excelentes zagueiros: Léo Pereira, Léo Ortiz e Danilo, tanto que eles resolvem quando tem que resolver defendendo, tirando bola aos 43 do segundo tempo, ou fazendo gols. Então, temos três do mesmo nível e precisamos de mais um nesse nível”, concluiu Pet.
Petkovic pelo Flamengo
Para se colocar na prateleira de ídolos do Flamengo, Dejan Petkovic atuou em 198 jogos e marcou 57 gols com a camisa rubro-negra em duas passagens (2000-2002 e 2009-2011). O sérvio foi campeão do Campeonato Brasileiro em 2009 e do Campeonato Carioca em 2000 e 2001.