Neste domingo (31/12), como é tradição, o respeitado jornal uruguaio “El País” divulgou a sua eleição para melhor jogador e melhor treinador da América na temporada. E deu Fluminense.
Germán Cano foi eleito o melhor jogador, enquanto Fernando Diniz foi premiado entre os treinadores. Além disso, outros quatro jogadores receberam votos, e o Tricolor teve cinco no time ideal – veja a escalação do continente em 2023 no fim da matéria.
Cano, o imperador
Para a premiação de Rei da América, não teve pra ninguém: Cano teve 167 votos dos 250 possíveis. Assim, superou com facilidade os concorrentes com mais votos do que todos os outros 17 lembrados pelos jornalistas.
O vice-campeão foi Suárez (40 votos). Em seguida vieram os outros finalistas: Nicolas De La Cruz (8 votos) e Arias (6).
Com esta conquista, o atacante de 35 anos se torna o mais velho a ganhar a premiação. Antes deles, Enzo Francescoli (1995), Romráio (2000) e Juan Verón (2009) venceram quando tinham 34 anos.
Também receberam votos: André (Fluminense) e Messi (Inter Miami), ambos com quatro votos. Com tres votos apareceram o peruano Guerrero (LDU) e Endrick (Palmeiras). Mas outros jogadores que atuam, no Brasil ganharam votos. foram eles: Marcelo (Fluminense, dois ), além de Rony (Palmeiras), Arrascaeta (Flamengo), Nino e John Kennedy (ambos do Fluminense) e Paulinho (Atlético-MG). Todos com um voto.
Diniz, o maioral
Fernando Diniz foi eleito o melhor treinador por 101 dos 250 eleitores, bem à frente do vice-campeão Marcelo Bielsa, argentino que comanda o Uruguai. Em terceiro ficou Lionel Scaloni, da seleção da Argentina
Seleção ideal
Enfim, eis o time: Sérgio Romero (Boca Juniors), Advíncula (Boca Juniors), Nino (Fluminense), Gustavo Gómez (Palmeiras) e Piquerez (Palmeiras); André (Fluminense), De La Cruz (River Plate), Alan Patrick (Internacional) e Jhon Arias (Fluminense); Luis Suárez (Grêmio), Gérman Cano (Fluminense). Técnico: Fernando Diniz (Fluminense).