RECOPA SUL-AMERICANA

Fluminense vence LDU com um a menos e é campeão da Recopa Sul-Americana

Com gols de Jhon Arias, time brasileiro vence por 2 a 0 e consegue virada sobre os equatorianos e conquista a taça pela primeira vez
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Mais uma noite histórica em um Maracanã tricolor. Nesta quinta-feira (29/2), o Fluminense fez o improvável. Com um jogador a menos, venceu a LDU por 2 a 0 – gols do ponta Jhon Arias – e conquistou o inédito título da Recopa Sul-Americana.

Na partida de ida, há uma semana, os equatorianos levaram a melhor e venceram por 1 a 0. Dessa forma, o Flu precisava de um triunfo por pelo menos dois de vantagem no Rio de Janeiro para levantar a taça.

E foi justamente o que ocorreu. Após um primeiro tempo mais travado que jogado, o Fluminense encontrou o melhor jogo na etapa final.

O resultado veio só aos 31 minutos do segundo tempo, quando o lateral-direito Samuel Xavier encontrou Arias livre na área. O colombiano testou cruzado, no cantinho, e fez explodir o Maracanã.

Apenas três minutos depois, John Kennedy foi expulso e deixou o Fluminense em desvantagem numérica. Mesmo assim, a equipe do técnico Fernando Diniz foi para cima e, de pênalti (sofrido por Renato Augusto), buscou o segundo gol. Vitória por 2 a 0 e título conquistado!

O jogo

A LDU conseguiu avançar após os sustos. No entanto, os equatorianos não criaram perigo para Fabio. No melhor momento, Quiñonez chutou e viu a bola bater na zaga e ir pela linha de fundo. O Fluminense voltou a controlar o jogo e quase marcou aos 30 minutos, em chute de Cano que parou em Domínguez.

Na parte final, o Fluminense seguiu em busca do gol. Primeiro, Ganso obrigou Dominguez a espalmar para escanteio. Depois, Cano chutou em cima do goleiro equatoriano, que fez a defesa em dois tempos. A LDU ainda rondou a área tricolor, mas a partida continuou sem gols até o intervalo.

No segundo tempo, a LDU assustou com um minuto. Piovi fez boa jogada, entrou na área, mas viu Fabio se antecipar antes do chute para salvar os tricolores. Depois disso, o Fluminense passou a controlar a bola, mas só levou perigo em finalização de John. Kennedy na rede pelo lado de fora.

Com o passar do tempo, os donos da casa continuavam buscando o gol, fazendo a LDU recuar. Mesmo assim, o Fluminense seguia com dificuldade em criar bons lances. Só que de tanto insistir, os cariocas chegaram ao gol aos 30 minutos. Arias aproveitou cruzamento e cabeceou sem chance para Dominguez.

Só que o Fluminense teve um contratempo logo após o gol. Isso porque o atacante John Kennedy acabou expulso após pisar em Zambrano. Com isso, os tricolores passaram a atuar com um jogador a menos.

Mesmo em desvantagem numérica, os cariocas continuaram tendo o domínio da partida. O Fluminense foi premiado aos 44 minutos, quando Renato Augusto foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Arias cobrou com categoria para marcar o gol do título do Fluminense e dar números finais no Maracanã.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 X 0 LDU-EQU

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 29 de fevereiro de 2024 (Quinta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (Argentina)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (Argentina) e Gabriel Chade (Argentina)
VAR: Mauro Vigiliano (Argentina)

Cartões amarelos: Thiago Santos e Cano (Fluminense); Quintero e Julio (LDU)
Cartões vermelhos: John Kennedy, Diogo Barbosa e Samuel Xavier (Fluminense)
GOLS: Arias, aos 30′ e 44′ do segundo tempo (Fluminense)

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier (Guga), Thiago Santos, Felipe Mello (John Kennedy) e Diogo Barbosa (Marcelo); Martinelli, André, Paulo Henrique Ganso (Renato Augusto) e Jhon Arias; Keno (Douglas Costa) e Germán Cano
Técnico: Fernando Diniz

LDU: Alexander Domínguez; José Quintero, Ricardo Adé, Richard Mina e Leonel Quiñónez; Óscar Zambrano (Estrada), Ezequiel Piovi, Jefferson Valverde (Villamil) e Sebastián González (Alzugaray); Luis Estupiñán (Jhojan Julio) e Jan Hurtado (Arce)
Técnico: Adrián Gabbarini

Compartilhe