Anunciado como reforço do Fluminense no último domingo (4/1), o lateral-esquerdo Guilherme Arana assinou contrato com o Tricolor das Laranjeiras até o fim de 2029. Em visita ao CT Carlos José Castilho, o jogador de 28 anos compartilhou suas primeiras impressões sobre a estrutura do clube e destacou a forma como foi recebido em sua chegada.
“É uma estrutura muito bacana, que oferece o melhor para nós atletas. A gente tem grandes profissionais. Conheci alguns da parte médica, da academia e da assessoria também. Deu para perceber que aqui é uma família”, disse Arana em entrevista à FluTV.
O atleta também falou sobre a expectativa de atuar no Maracanã vestindo a camisa do Fluminense. Além disso, ressaltou a importância do estádio na história do clube carioca.
“Já tive oportunidades de jogar aqui muitas vezes e também com a Seleção. É um estádio histórico, onde o Fluminense tem uma linda história. Recentemente foi campeão da Libertadores dentro do Maracanã. Estou muito ansioso para entrar no Maracanã vestindo a camisa do Fluminense, com a torcida nos incentivando e apoiando”, comentou.
“Orgulho imenso”, frisa Arana
Após quase cinco anos defendendo o Atlético, Arana chega ao futebol carioca e destaca a grandeza do Fluminense, além do desejo de contribuir para o sucesso da equipe.
“É um orgulho imenso tanto para mim quanto para minha família. Estamos super felizes de chegar a um clube novo e da grandeza que é o Fluminense. A expectativa é muito alta. Como falei anteriormente no aeroporto, eu estava ansioso. Espero contribuir da melhor forma para ajudar o Fluminense a dar alegria ao nosso torcedor”, afirmou Guilherme Arana.
Arana no Atlético
Arana desembarcou em Belo Horizonte, em 2020, após passagens por Corinthians, Atalanta-ITA e Sevilla-ESP. O lateral custou R$ 27 milhões aos cofres do clube.
Pelo Galo, fez história e conquistou seis Campeonatos Mineiros (2020 a 2025), um Campeonato Brasileiro (2021), uma Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022). Foram 273 jogos, 24 gols e 37 assistências, números que o colocam entre um dos grandes ídolos do time mineiro.
Mesmo com status de ídolo da instituição, em alguns momentos de 2025, ele se viu criticado por parte da torcida em virtude do desempenho dentro das quatro linhas.
Ao longo do ano, Arana enfrentou turbulência. Em outubro, o lateral-esquerdo chegou a responder publicamente declarações de jornalistas que apontaram que o atleta estaria “desinteressado” no clube mineiro.