Em grande fase, o Fortaleza figura entre as primeiras posições no Campeonato Brasileiro. De acordo com a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), o Leão do Pici foi o terceiro melhor time do mundo em julho.
Na lista, o time de Vojvoda ficou atrás apenas do do Steaua București, da Romênia, e do Slovan Bratislava, da Eslováquia. Marcelo Paz, CEO do clube, celebrou a conquista.
“Ficamos muito honrados em receber essa notícia de pontuação de destaque a nível global, através de um órgão que acompanha o futebol mundial como um todo, com parâmetros e critérios.”
“Isso é fruto de vários anos de trabalho, de performance em competições nacionais e internacionais e devemos isso à constância do que a gente vem fazendo aqui, entre comissão técnica, jogadores, diretoria e o torcedor chegando junto. Acho que é uma marca que o futebol cearense, nordestino e brasileiro tem que se orgulhar”, completou.
Já no ranking anual, o Fortaleza aparece na 13ª colocação, saltando 11 posições em relação ao mês anterior. Atualmente, o Tricolor do Pici é a segunda equipe da América do Sul mais bem posicionada, atrás apenas do Palmeiras, oitavo colocado.
Atualizado mensalmente, o ranking da IFFHS ordena as equipes levando em consideração competições internacionais e nacionais. Os times pontuam a cada partida, conforme o resultado e o nível de competitividade do torneio em disputa.
Campanha em julho
Em julho, o Fortaleza disputou sete partidas, todas pelo Campeonato Brasileiro, com cinco vitórias, um empate e uma derrota. Os triunfos contra Flamengo, por 2 a 1, no Maracanã, e São Paulo, por 1 a 0, na Arena Castelão, foram os principais feitos do período.