MERCADO DA BOLA

Ex-Atlético e Botafogo, Diego Costa é anunciado por time da Série A

Campeão brasileiro pelo Galo, centroavante naturalizado espanhol de 35 anos acertou com o clube gaúcho nesta quinta-feira
Foto do autor
Compartilhe

Ex-Atlético e Botafogo, Diego Costa foi anunciado pelo Grêmio na noite desta quinta-feira (8/2). O centroavante de 35 anos chegará a Porto Alegre nos próximos dias para realizar exames médicos e assinar contrato até o final de 2024.

O anúncio surpreendeu boa parte dos torcedores, visto que o clube gaúcho conseguiu ser discreto ao longo das negociações. Diego chega após a saída de outro grande centroavante, Luís Suárez, que deixou o time no fim do ano passado para defender o Inter Miami-EUA.

Diego Costa teve um desempenho abaixo do esperado em 2023. Pelo Botafogo, atuou em 15 jogos e marcou três jogos. Antes, defendeu o Wolves, da Inglaterra, em 25 partidas, tendo balançado as redes em apenas uma oportunidade.

Ainda assim, a lembrança do torcedor mineiro acerca do jogador é positiva. Ele foi importante na conquista do Campeonato Brasileiro do Atlético, em 2021, quando fez cinco gols em 19 jogos e teve bom entendimento com Hulk.

Diego Costa na Europa

Natural de Lagarto, no Sergipe, Diego Costa não atuou profissionalmente no Brasil – na base, jogou no Barcelona Esportivo-SP – e construiu sua carreira no futebol europeu. Inicialmente, defendeu Braga e Penafiel, de Portugal. Foi comprado pelo Atlético de Madrid em 2007. Desde então, entre idas e vindas ao clube colchonero, foi cedido a Celta de Vigo, Albacete, Valladolid e Rayo Vallecano.

O melhor momento de Diego Costa na Espanha foi no Atlético de Madrid, entre 2012 e 2014, quando marcou 64 gols em 133 jogos. Na mesma época, foi campeão espanhol, da Supercopa da Uefa e da Copa do Rei.

No auge, foi vendido ao Chelsea em julho de 2014 por 40 milhões de euros (R$ 120 milhões).

Apesar de ter sido convocado por Felipão em 2013 para a Seleção Brasileira e ter entrado em campo contra a Suíça e a Rússia, em amistosos, Diego Costa aceitou o convite para se naturalizar e jogar pela Seleção Espanhola na Copa de 2014. Também atuou no Mundial de 2018.

Após três temporadas completas no Chelsea, onde jogou em alto nível e conquistou duas Premier League (2014/15 e 2-16/17) e uma Copa da Liga Inglesa (2014/15), Diego Costa retornou ao Atlético de Madrid em setembro de 2017. A negociação girou em torno de 55 milhões de euros (R$ 205 milhões).

No retorno ao clube espanhol, Diego não repetiu o desempenho que o consagrou. Em quatro temporadas, fez 19 gols em 82 jogos. Em dezembro de 2020, por iniciativa do atacante, o contrato com os Colchoneros foi rescindido. Ao todo, nas duas passagens, Diego fez 83 gols em 215 apresentações.

Compartilhe