Localizada próximo ao Rio Guaíba, em Porto Alegre, a Arena do Grêmio também foi atingida pela enchente histórica que assola o Rio Grande do Sul. Fotos divulgadas nas redes sociais neste sábado (4/5) mostram o gramado do estádio, que fica no bairro Humaitá, completamente alagado.
Devido às fortes chuvas que caem no estado do Sul do país, o nível do Guaíba avançou e invadiu a Arena gremista. O rio atingiu o nível de 5,16 metros, o que nunca havia ocorrido na história.
Sem condições da prática de futebol na capital gaúcha neste momento de tragédia, o estádio do Grêmio estava sendo usado como abrigo para centenas de pessoas. Por meio de nota, a Arena informou que 500 moradores da cidade receberam assistência no local nos últimos dias.
Contudo, com o avanço do nível da água do Guaíba, 200 pessoas foram realocadas para abrigos oficiais. O estádio do Grêmio está sem energia elétrica e com falta de água potável.
De acordo com dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, as chuvas provocaram a morte de 57 pessoas, sendo que 67 ainda estão desaparecidas. Outros 42.221 gaúchos estão fora de casa.
Jogos dos times gaúchos foram suspensos no Brasileiro
Devido à tragédia, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiou os jogos dos times gaúchos (Internacional, Grêmio e Juventude) pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O Grêmio, por sua vez, também tenta adiar o compromisso pela Copa Libertadores. O tricolor solicitou à Conmebol que a partida contra o Huachipato, no Chile, prevista para esta quarta-feira (8/5), às 19h, em Talcahuano, seja remarcada em outra data.