O Grêmio não terá o técnico Mano Menezes para a temporada de 2026. O gaúcho se despediu do tricolor com um discurso de gratidão, postado nas redes sociais nesta terça-feira (9/12). Ele agradeceu o tratamento recebido “por quase totalidade” dos funcionários do clube” e deixou em aberto a possibilidade de voltar.
Mano levou o Grêmio ao nono lugar no Campeonato Brasileiro, colocação que garantiu a equipe na próxima edição da Copa Sul-Americana. Na mensagem de despedida, ele reconheceu não ser o desfecho que a torcida almejava, porém, fez uma ressalva: “Sei que é pouco para a ambição do torcedor, mas é um alicerce para uma nova equipe e para novas conquistas”.
Na publicação, o treinador ainda citou o momento difícil que o clube vivia na sua chegada, em abril, e deixou no ar a chance de trabalhar mais uma vez com a equipe: “Aceitei e aceitarei sempre que o Grêmio precisar. Nossa relação é de gratidão mútua”.
Segundo a imprensa gaúcha, foi Antônio Dutra Júnior, vice-presidente de futebol gremista, quem comunicou Mano da decisão de trocar o comando para a próxima temporada. Na mira está o português Luís Castro, ex-Botafogo.
Como foi a passagem de Mano pelo Grêmio?
Mano assumiu o comando do Grêmio em 22 de abril, no lugar do demitido Gustavo Quinteros – que ficou apenas três meses no cargo.
Na segunda passagem do gaúcho, os números não foram tão bons: em 39 partidas, o time venceu 14 vezes, empatou 12 e perdeu 13, aproveitamento de 46%.
Com Mano, o Grêmio caiu na terceira fase da Copa do Brasil, para o CSA, e nos nos playoffs da Sul-Americana, diante do Alianza Lima, do Peru.
“A bola é redonda e certamente vai continuar girando para todos nós. Espero, de coração, que dias melhores possam vir para todos. Seguimos em frente… Trabalhando sério, cumprindo com nossos compromissos até o fim e de cabeça erguida – sempre”, escreveu Mano Menezes.