Clube cheio de glórias nacionais e globais, o Internacional – campeão mundial em 2006 – tem direito a uma vaga na Copa Sul-Sudeste de 2026.
A competição regional foi recriada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o ano que vem. Serão 12 clubes na disputa, uma alternativa de calendário para os clubes das duas regiões mais populosas do país que não se classificam para as competições da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
A principal diretriz é que apenas os times que não disputam a Copa Libertadores ou a Copa Sul-Americana poderão participar. As partidas serão agendadas justamente para as datas reservadas aos torneios continentais.
Por que o Inter tem vaga?
O Internacional terminou o Brasileirão deste ano em 16º lugar. Ou seja, não foi rebaixado, nem tampouco conseguiu vaga em torneios continentais – garantiram-se na Libertadores os sete primeiros, enquanto do oitavo ao 13º irão à Sul-Americana.
Desse modo, o Colorado tem direito a uma vaga na disputa regional em 2026, já que foi o campeão do Campeonato Gaúcho deste ano – um dos critérios de classificação.
O Inter é obrigado a jogar a Copa Sul-Sudeste?
Não, o Internacional não é obrigado a jogar a Copa Sul-Sudeste. O time gaúcho tem direito a uma vaga, mas pode declinar e decidir não disputar o torneio.
Outro time com vaga foi rebaixado
Outro time gaúcho que disputou a Série A este ano tem direito a vaga na Copa Sul-Sudeste: o Juventude, rebaixado à Série B como 19º colocado.
Times com vaga na Copa Sul-Sudeste
- América
- Avaí
- Chapecoense
- Cianorte
- Internacional
- Juventude
- Novorizontino
- Operário-PR
- Sampaio Corrêa-RJ
- São Bernardo
- Tombense
- Volta Redonda
Formato da competição
A Copa Sul-Sudeste contará com a participação de 12 clubes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A classificação se dará pelo desempenho nos campeonatos estaduais e possíveis torneios seletivos.
Na fase inicial, os times serão divididos em dois grupos de seis, mas se enfrentarão em turno único contra as equipes da outra chave. A tabela será desenhada para preservar a realização de clássicos locais. Este modelo, com um total de 42 partidas, garante um mínimo de seis jogos para todos os participantes.
Os melhores colocados de cada grupo avançam para as semifinais, que serão disputadas em formato de ida e volta, assim como a grande final. Os dois finalistas chegarão a um máximo de dez jogos no torneio. O grande atrativo da competição é a premiação para o campeão, que garantirá uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte.
Fortalecimento do modelo regional
A Copa Sul-Sudeste se junta às já consolidadas Copa do Nordeste e Copa Verde – modelos de competições regionais que movimentam o futebol em todo o país durante a primeira metade da temporada.
Uma particularidade do regulamento chama a atenção. Apesar de geograficamente pertencerem ao Sudeste, as equipes do estado do Espírito Santo não integrarão a nova copa. Elas serão direcionadas para a disputa da Copa Verde, competição que tradicionalmente reúne clubes das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.
Com a oficialização do torneio, a expectativa é que a nova competição traga mais dinamismo, crie novas rivalidades e dê um palco de destaque para equipes que buscam se firmar no competitivo futebol brasileiro.