Se Rodri está em campo, o Manchester City não perde. Essa é a realidade do clube inglês há um ano. Grande destaque do time e autor do gol do título da Champions League, o volante espanhol não perdeu nenhuma das últimas 53 partidas pela equipe de Pep Guardiola e tem números impressionantes.
Revelado pelo Villarreal, Rodri se destacou na sua única temporada pelo Atlético de Madrid e deixou a Espanha rumo ao Manchester City para ser o substituto de Fernandinho. A sucessão ocorreu de forma gradual, já que o brasileiro voltou ao Athletico-PR em 2022, e atingiu o ápice na última temporada.
Em 5 de fevereiro de 2023, Rodri esteve em campo na derrota para o Tottenham por 1 a 0. Exatamente um ano depois, em 5 de fevereiro de 2024, o volante atuou diante do Brentford, na vitória por 3 a 1. Neste intervalo, o espanhol fez história.
Rodri entrou em campo 53 vezes nesse período de um ano: venceu 42 partidas e empatou 11 vezes, tendo assim um aproveitamento invicto de 86,1%. Ele marcou nove gols, deu sete assistências, conquistou cinco títulos – Premier League, Copa da Inglaterra, Liga dos Campeões, Supercopa da UEFA e Mundial de Clubes – e ainda foi eleito o melhor jogador do torneio mundial, em dezembro.
A sequência invicta de Rodri chama atenção ao notar que o Manchester City perdeu seis vezes no período justamente nas ausências do volante, que é peça-chave do time.
O pior momento do clube em 2023 foi entre 27 de setembro e 8 de outubro – nas derrotas para Newcastle, Wolverhampton e Arsenal -, época em que Rodri estava cumprindo suspensão por ter sido expulso direto diante do Nottingham Forest.