O Mirassol, clube do interior paulista fundado em 1925, disputará a Série A do Campeonato Brasileiro em 2025 pela primeira vez. Curiosamente, o Leão será apenas o quinto time na história da competição que estreará na divisão de elite após conseguir o acesso levando em conta o formato de pontos corridos – implementado em 2003. Ou seja, as outras equipes promovidas desde então já haviam disputado a Primeira Divisão em outros formatos.
Os outros clubes estreantes na Série A na era dos pontos corridos foram: Brasiliense, em 2005; Ipatinga, em 2008; Grêmio Barueri, em 2009; e Cuiabá, em 2021.
Grêmio Barueri e Cuiabá conseguiram se manter na elite por mais de uma temporada. Os demais foram rebaixados já no ano de estreia.
O Mirassol garantiu o acesso ao terminar a Série B de 2024 em segundo lugar, com 67 pontos, 19 vitórias, 10 empates e 9 derrotas. A equipe paulista teve a melhor defesa da competição, sofrendo 26 gols.
Outros estreantes
- Brasiliense (2005): O primeiro estreante na Série A na era dos pontos corridos proveniente da Segunda Divisão veio do Distrito Federal. Campeão da Série B em 2004, o Brasiliense entrou com grandes expectativas, mas foi rebaixado já no primeiro ano ao terminar em último lugar, quando 22 clubes disputavam a elite. Desde então, o Jacaré não retornou à elite. O time disputou a Série D em 2024, mas está sem divisão no próximo ano.
- Ipatinga (2008): O Tigre de Aço subiu para a divisão de elite ao terminar a Série B de 2007 em segundo lugar, em uma temporada que consagou o Coritiba como campeão. Entretanto, a trajetória do Ipatinga na Série A foi breve e frustrante, terminando a Série A de 2008 na lanterna. Desde então, o Ipatinga não voltou à primeira divisão e está hoje longe dos holofotes.
- Grêmio Barueri (2009): Entre os estreantes na Série A, o Grêmio Barueri teve um desempenho inicial promissor, terminando a primeira temporada na 11ª posição à frente de grandes times como Santos, Vitória, Athletico, Botafogo e Fuminense. Dessa forma, o Abelhão se classificou, inclusive, para a Copa Sul-Americana. Entretanto, problemas financeiros e administrativos fizeram o clube ser rebaixado já em 2010, quando passou a se chamar Grêmio Prudente. Atualmente, o time não disputa nenhuma divisão nacional.
- Cuiabá (2021): O Dourado foi o mais bem-sucedido dos estreantes recentes. Após subir como quarto colocado da Série B em 2020, o Cuiabá manteve-se na Série A por três temporadas consecutivas. Em 2021, terminou em 15º lugar, e suas campanhas seguintes consolidaram o clube como uma força emergente, embora já tenha sido rebaixado matematicamente em 2024.