Nesta quarta-feira (23/7) o Mirassol superou o Ceará por 2 a 0, no Castelão, em Fortaleza (CE). A vitória confirmou a boa fase da equipe paulista, que está invicta há sete jogos.
Estreante na elite do futebol nacional, o Mirassol vem surpreendendo no Campeonato Brasileiro. Após 14 partidas disputadas, o clube perdeu apenas duas vezes.
As derrotas foram para Cruzeiro (líder da Série A), por 2 a 1, na primeira rodada, e Bragantino (terceiro colocado), por 1 a 0, na sétima rodada.
Apenas Cruzeiro e Flamengo, os dois primeiros colocados do torneio, perderam o mesmo número de jogos que o Mirassol no torneio nacional. Os outros participantes foram superados mais vezes.
Os bons números não param por aí: o Mirassol tem o terceiro melhor ataque do campeonato, com 23 gols marcados. A equipe só “perde” para Flamengo (29 gols) e Cruzeiro (27 gols).
O desempenho defensivo também é louvável. O Mirassol sofreu apenas 13 gols até o momento, mesmo número do Bahia.
Vitórias contra os gigantes dos futebol brasileiro
Na Série A de 2025, a equipe paulista coleciona bons resultados contra clubes tradicionais do futebol nacional.
O Leão superou Grêmio (4 a 1), Corinthians (2 a 1), São Paulo (2 a 0) e Santos (3 a 0).
Bom retrospecto contra os rivais paulistas
O Mirassol passou incólume aos duelos diante de seus adversários “regionais” no primeiro turno da Série A. Derrotou o Santos (3 a 0), o Corinthians (2 a 1) e o São Paulo (2 a 0), além de empatar com o Palmeiras (1 a 1).
Recorde histórico contra o Santos
Na 15ª rodada o Mirassol bateu um recorde expressivo: conseguiu a sua maior vitória contra o Santos na história dos confrontos entre as equipes.
O Leão venceu o Alvinegro Praiano por 3 a 0, no Estádio José Maria de Campos Maia. Nem mesmo a presença de Neymar em campo foi suficiente para frear o ímpeto do Mirassol.
Antes deste triunfo, a única vitória do clube diante do Santos havia sido em jogo pelo Campeonato Paulista de 2022, pelo placar de 3 a 2, com gols de Zeca, Fabrício Daniel e Rafael Silva.
A equipe está invicta como mandante em confrontos contra o Peixe desde 2012.
Homem-gol tem feito a diferença
O clube do interior paulista tem contado com a estrela de um reforço recém-chegado, o centroavante Chico da Costa, que vem sendo o diferencial da equipe.
Contratado em 14 de julho, durante paralisação do Campeonato Brasileiro, o atacante de 30 anos, que havia atuado por clubes brasileiros pela última vez em 2017, marcou o primeiro gol pelo Mirassol contra o Palmeiras. No jogo seguinte, contra o Santos, voltou a balançar a rede.
Contra o Ceará, nesta quarta-feira, Chico abriu o marcador. O atacante com passagens por Cerro Porteño-PAR e Bolívar-BOL já soma três gols em três partidas pelo Mirassol.
Relembre as campanhas de clubes estreantes na Série A
O Mirassol é o quinto clube a estrear na Série A desde 2003, ano em que a competição passou a ser disputada por pontos corridos.
Os demais clubes que repetiram o feito do Leão foram Brasiliense (2005), Ipatinga (2008), Grêmio Barueri (2009) e Cuiabá (2021).
O Brasiliense fez 41 pontos em 42 jogos na última edição do Campeonato Brasileiro com 22 clubes e acabou rebaixado na lanterna.
O Ipatinga também foi o último colocado da Série A que disputou, em 2008, com 35 pontos.
Em 2009, o Grêmio Barueri surpreendeu e fez boa campanha. A equipe paulista somou 49 pontos e terminou o campeonato na 11ª colocação, tendo se classificado para a Copa Sul-Americana do ano seguinte. Em 2010, porém, desceu de divisão já com o nome Grêmio Prudente.
O Cuiabá se manteve na Série A em 2021, atingindo a 15ª posição, com 47 pontos. O resultado levou o clube à Sul-Americana de 2022. O clube mato-grossense foi o que mais tempo permaneceu na Série A dentre os estreantes, tendo sido rebaixado em 2024.