Sensação da Copinha de 2024, o Novorizontino é de uma pequena cidade no interior de São Paulo. O semifinalista do torneio tem origem em Novo Horizonte, que possui menos de 40 mil habitantes.
O clube paulista terminou a primeira fase em segundo lugar no Grupo 6, após vencer o Comercial e empatar com Chapecoense e Jacuipense.
Depois disso, eliminou gigantes do futebol brasileiro. Passou pelo Botafogo, com vitória por 2 a 0, e ainda venceu o São Paulo por 3 a 2 nas oitavas de final e o Athletico-PR por 3 a 1 nas quartas. Outro time que perdeu para a ‘sensação’ da Copinha foi o Tiradentes-PI, na terceira fase.
Agora, o Novorizontino enfrentará o Corinthians na segunda-feira (22/1), às 21h30, na Neo Química Arena, casa do Timão. Do outro lado da chave, Flamengo e Cruzeiro duelam no mesmo horário, na Arena Barueri, também em São Paulo.
A cidade e o time
Novo Horizonte, município no interior do estado de São Paulo, abriga 38,3 mil habitantes. A cidade fica a cerca de 403 km da capital paulista.
O Novorizontino disputará a Série B do Campeonato Brasileiro em 2024. Caso consiga o acesso para a Primeira Divisão, a cidade-sede do clube será a segunda menor do Campeonato Brasileiro desde 1977. Naquele ano, o torneio teve a participação do Villa Nova, de Nova Lima.
Na época, segundo censo do IBGE de 1970, a cidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte tinha 34 mil habitantes. Mais tarde, em 1980, outra pequena localidade recebeu partidas da Primeira Divisão Nacional. Rebaixada no Brasileirão daquele ano, a Catuense é de Catu, na Bahia, que tinha 39,4 mil habitantes.
Acessos recentes com o time principal
Fundado em em março de 2010, o Novorizontino tem colecionado acessos às principais divisões do futebol nacional. Em 2018, disputou a Série D pela primeira vez. Na terceira temporada, em 2020/2021, conquistou a qualificação para a Série C. Em 2021, o clube se classificou para a Série B.
O primeiro ano na Segunda Divisão foi complicado, pois a equipe paulista passou o campeonato na parte de baixo da tabela e se livrou do rebaixamento apenas na última rodada, graças a vitória do Cruzeiro sobre o CSA – que caiu à Série C.
Já na temporada passada a equipe ‘bateu na trave’ do acesso e ficou em quinto lugar, com um ponto a menos do que o Atlético-GO, quarto colocado.