O técnico Abel Ferreira deve realizar um desejo antigo no Palmeiras ao tirar o atacante Paulinho do Atlético, já que o atleta foi assunto para o português até em festa de casamento. Os clubes têm negociações avançadas para concretizar a transferência do jogador de 24 anos.
A venda do Galo deve ser confirmada por 18 milhões de euros – cerca de R$ 114 milhões na cotação atual. Além disso, o Verdão provavelmente enviará de forma definitiva o volante Patrick e o meio-campista Gabriel Menino ao clube mineiro. As informações foram antecipadas pelo ge e confirmadas por No Ataque nesta sexta-feira (20/12).
Em 2022, o Palmeiras perdeu a concorrência com o Atlético pela contratação de Paulinho junto ao Bayer Leverkusen, da Alemanha. Em dezembro daquele ano, o Galo desembolsou cerca de 400 mil euros pelo empréstimo do carioca, que vivia os últimos meses de contrato na Europa.
“Foi uma decisão muito pessoal dele. Ele tinha inúmeras propostas tanto de Brasil quanto Europa, e ele tomou a decisão de estar conosco. Se sinta honrado e orgulhoso torcedor, porque o Paulinho fez a escolha de estar conosco”, declarou Rodrigo Caetano, àquela altura diretor de futebol do Atlético.
Paulinho foi pauta para Abel em casamento
Em maio de 2023, o jornalista Paulo Vinícius Coelho revelou que Paulinho foi assunto entre Abel Ferreira e Rodrigo Caetano durante o casamento de Cícero Souza, gerente de seleções na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Tu contratasse o único jogador que eu queria”, disse o treinador português ao executivo ex-Atlético.
“Foi uma escolha minha. O Palmeiras e outros clubes demonstraram interesse, mas o Galo era o time que mais me identificava e mais senti aproximação. Senti mais interesse e é o time que vim para ser feliz e que possa a cada jogo, a cada dia, a cada momento, que eu possa retribuir da forma que todos eles me acolhem e dão carinho”, chegou a justificar Paulinho à ESPN, em 2023.
Em meados de 2022, os altos valores exigidos para a contratação também haviam afastado o Palmeiras das tratativas. Agora, com estratégia agressiva no mercado após um 2024 sem títulos de expressão e com o Super Mundial de Clubes na mira, o Verdão se aproxima de realizar o antigo sonho do seu comandante.
Paulinho pelo Atlético
Paulinho teve rápida adaptação ao Atlético e demonstrou qualidade técnica desde as primeiras atuações com a camisa preta e branca. Em duas temporadas pelo Galo, Paulinho somou 50 gols e 12 assistências em 120 partidas.
Ele foi o artilheiro alvinegro nas duas últimas edições da Copa Libertadores. Foram sete gols na edição de 2023 e outros sete na campanha de 2024, que terminou com vice na Argentina.