
Após a manifestação de diversos jogadores do futebol brasileiro contra os gramados sintéticos, o Palmeiras emitiu nota se posicionando sobre o tema. O Allianz Parque, casa do alviverde, tem grama artificial desde 2020.
O Verdão defendeu o uso dos campos sintéticos, argumentando que o piso do Allianz Parque é certificado pela Fifa e passa por inspeções anuais. Além disso, questionou a afirmação de que o gramado artificial cause mais contusões.
“Não há qualquer comprovação científica de que o risco de lesão em campos artificiais seja maior do que em campos naturais. Pelo contrário: recente estudo publicado pela revista “The Lancet Discovery Science” aponta que a incidência de contusões em jogos de futebol disputados em gramados artificiais é inferior à de lesões em campos naturais”, argumentou o Palmeiras.
O alviverde ainda disse que “é o clube da Série A do Campeonato Brasileiro com menor número de lesões” nos últimos cinco anos e citou como fonte “diversos levantamentos realizados por veículos de imprensa”.
Por fim, o Palmeiras ainda afirmou que considera legítimos os posicionamentos dos atletas, mas alfinetou a manifestação.
“O clube respeita a opinião dos atletas que manifestaram preferência por campos de grama natural e considera urgente o debate sobre a qualidade dos gramados do futebol brasileiro; este problema, contudo, não será solucionado com críticas rasas e sem base científica“, encerra a nota.
Jogadores se manifestam contra gramado sintético
Grandes jogadores do futebol brasileiro, o goleiro Cássio, o zagueiro Thiago Silva, os meio-campistas Coutinho, Gerson e Lucas e os atacantes Gabigol e Neymar, entre outros, uniram forças e fizeram movimento em defesa da grama natural e contra o gramado sintético nos estádios do Brasil.
“Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos. Objetivamente, com tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim”, disseram os atletas.
- Leia mais: Jogadores se unem contra gramado sintético