FUTEBOL NACIONAL

Por que Paulinho, ex-Atlético, tem jogado tão pouco no Palmeiras?

Atacante é a quarta contratação mais cara da história do futebol brasileiro e ainda não conseguiu engrenar como titular no novo clube

Compartilhe
google-news-logo

Ele chegou com status de uma das maiores contratações do futebol brasileiro dos últimos tempos, mas ainda não engrenou. Afinal, por que Paulinho, ex-Atlético, tem jogado tão pouco no Palmeiras?

O jogador de 24 anos foi comprado pelo clube alviverde após temporadas de destaque com a camisa alvinegra. No Galo, foram 120 jogos, 50 gols e 12 assistências – média aproximada de uma participação direta a cada duas partidas.

Para contratá-lo em dezembro de 2024, o Palmeiras topou desembolsar 18 milhões de euros (cerca de R$ 115 milhões na cotação atual). Além disso, cedeu ao Atlético os meio-campistas Gabriel Menino e Patrick.

Paulinho é a quarta maior contratação da história do futebol brasileiro, atrás apenas de Vitor Roque (Palmeiras, por 25 milhões de euros), Carlos Alcaraz (Flamengo, por 20 milhões de euros) e Thiago Almada (Botafogo, por 19,5 milhões de euros).

Paulinho chegou lesionado ao Palmeiras

Os bons números de Paulinho em 2024 foram apesar de uma lesão que o atormentou por meses. Ao fim da temporada passada, o jogador foi submetido a uma cirurgia para tratar uma fratura por estresse na tíbia da perna direita.

Assim, ele chegou ao novo clube em recuperação da lesão. Internamente, o Palmeiras tem tratado o caso com muito cuidado. O departamento médico alviverde quer evoluir paulatinamente a fim de que o atacante esteja em plenas condições na Copa do Mundo de Clubes.

Paulinho estreou pelo Palmeiras em 12 de abril, na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, na Arena Barueri, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Ele saiu do banco e ficou em campo por cerca de 20 minutos.

De lá para cá, o ex-jogador do Galo acumula sete partidas – apenas uma como titular -, nenhum gol marcado e uma assistência, para o centroavante Vitor Roque, no triunfo por 2 a 0 sobre o Cerro Porteño fora de casa na Copa Libertadores.

O único jogo como titular até aqui foi na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, em 11 de maio, na Arena Barueri, pela oitava rodada do Brasileirão. Depois disso, Paulinho foi preservado e ficou de fora até da lista de relacionados contra Bolívar e Red Bull Bragantino.

“Estamos trabalhando para ele estar no melhor no Mundial. Ele teve uma lesão grave, estamos desde o começo do ano a fazer essa gestão. Melhorar a parte física. Contra o São Paulo, ele jogou mais na temporada e temos um cronograma e sabíamos que levaria um tempo por conta desse rotina”, declarou o auxiliar João Martins.

Segundo o clube, não há nova lesão. Ele foi preservado dos últimos jogos como parte do cumprimento da programação normal após a cirurgia.

Paulinho já treina no gramado da Academia de Futebol, CT do Palmeiras - (foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Paulinho no gramado da Academia de Futebol, CT do Palmeiras(foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Volta de Paulinho

Após dois jogos de fora, a expectativa é que Paulinho retorne nesta quinta-feira (22/5). O Palmeiras recebe o Ceará a partir das 19h30, no Allianz Parque, em São Paulo, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil. Na ida, o alviverde venceu por 1 a 0.

“Não extrapolamos em nada. Está tudo dentro do que esperávamos, e Deus queira que quinta-feira ele esteja entre nós para ajudar”, completou João Martins.

Paulinho no Mundial

O plano do Palmeiras é que Paulinho esteja 100% à disposição do técnico Abel Ferreira na disputa da Copa do Mundo de Clubes. O time paulista está no Grupo A ao lado de Porto (Portugal), Al Ahly (Egito) e Inter Miami (EUA). A competição vai de 14 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos.

Jogos do Palmeiras no Mundial

  • Palmeiras x Porto – 15/6, às 19h (de Brasília)
  • Palmeiras x Al Ahly – 19/6, às 13h (de Brasília)
  • Inter Miami x Palmeiras – 23/6, às 22h (de Brasília)
Compartilhe
google-news-logo