Ao lado do Flamengo, o Palmeiras se consolidou como uma das principais forças do Campeonato Brasileiro nos últimos anos. Ainda assim, o técnico Abel Ferreira entende que não há uma hegemonia tão consolidada e valoriza a organização dos clubes.
O português foi perguntado sobre o assunto no sábado (26/1), após a vitória do Verdão por 3 a 1 sobre o São Paulo, na Arena Barueri, pelo Campeonato Paulista. Ele, então citou o Cruzeiro, que ficou em terceiro lugar na competição do ano passado.
“Você viu o Cruzeiro no ano passado, a competir até o fim (no Brasileiro). O Palmeiras tem sido constante, basta ver os últimos anos, entre primeiro e segundo, o Flamengo igual. Se lembrar, há dois anos o Grêmio e o Internacional andaram até o fim”, afirmou.
Organização pesa
Abel também falou sobre o peso da organização de cada clube. Para o português, os times que conseguem manter uma estrutura de futebol por períodos mais longos saem na frente na disputa por títulos.
“Às vezes é difícil dizer aquilo que penso porque se formos decidir só com o coração, todos os dias (têm) trocas de treinadores, presidentes vão embora, troca de jogadores, e as coisas não funcionam assim em um clube organizado”, disse o treinador.
O português ainda relembrou que, apesar de Palmeiras e Flamengo terem vencido dois títulos cada desde a chegada no Brasil, Atlético e Botafogo conseguiram levantar a taça da competição.
“Há processos, continuidade, responsabilidade, e claro que clubes que sabem aquilo que querem, os profissionais que têm e quanto é difícil contratar profissionais qualificados para todas as áreas, e quando os têm, fazem tudo para que isso continue. Vão ganhar sempre? Não vão, já ganharam Flamengo, Palmeiras, mas também o Botafogo, o Atlético, então foi bem repartido nos últimos cinco anos”, enfatizou.
Campeões do Brasileiro desde a chegada de Abel no Palmeiras
- 2025: Flamengo
- 2024: Botafogo
- 2023: Palmeiras
- 2022: Palmeiras
- 2021: Atlético
- 2020: Flamengo
Palmeiras no Brasileiro
O primeiro jogo do Palmeiras no Brasileiro será contra o Atlético. Os times medem forças nesta quarta-feira (28/1), às 19h, na Arena MRV.