O meia-atacante uruguaio Diego Garcia deixou o Peñarol para cumprir pena de prisão na Argentina por abuso sexual cometido em 2021 contra atleta de hockey do Estudiantes.
O jogador de 28 anos anunciou a saída do gigante do Uruguai com texto publicado no Instagram nessa quinta-feira (4/12). Ele chegou ao clube com a causa em aberto, mas com cláusula que dizia que, se ele fosse condenado, deveria rescindir – e assim o fez.
Diego foi condenado pela Justiça Argentina no dia 25 de novembro a seis anos e oito meses de prisão. Enquanto a sentença não é definitiva, ele permanecerá em prisão domiciliar na cidade de La Plata, que fica nas imediações da capital Buenos Aires.
O que Diego Garcia disse
“Carboneros, só me resta dizê-los OBRIGADO. Saio cheio de momentos lindos, aprendizados e pessoas incríveis que sempre vão estar no meu coração. Obrigado à gente da cozinha, ao corpo médico, aos roupeiros e ao pessoal de Los Aromos (apelido do centro de treinamento do Peñarol. Obrigado aos meus companheiros pelos momentos vividos, pelas risadas no dia a dia, pelos mates no fogão nos dias de concentração. Obrigado por me permitirem realizar o sonho de defender a camisa amarela e preta.”
Diego Garcia, em post no Instagram
“Por momentos fui bem, em outros nem tanto, mas sempre me entreguei por completo pelo escudo que carregava no peito, o escudo mais charmoso de todos. Encerro um ciclo que vai me marcar por toda a vida. Me fizeram uma pessoa muito feliz”, encerrou o jogador.
O caso
Diego foi denunciado por jogadora de Hockey do Estudiantes, por segui-la até o banheiro em uma festa que organizou e atacá-la sem dirigir uma palavra sequer, segundo detalhou o Ministério Público.
À época, ele também atuava pelo time de futebol do clube argentino.
Apesar de ter sido condenado, Diego recebeu ‘chuva’ de apoio
Embora tenha sido condenado por abuso sexual, Diego Garcia recebeu “chuva” de comentários de apoio de torcedores no post que fez no Instagram. Grande parte deles disse acreditar que ele não é de fato culpado do crime que foi condenado.
“Em breve estará no estádio novamente, Deus é justo e tudo sairá à luz. Muitas bençãos”, disse uma torcedora. “Sempre contigo, irmão querido, isso é passageiro, tudo vai voltar ao seu lugar”, disse um adepto.
“Para cima, Diego…você sabe que gosto de você e desejamos que tudo saia á luz em breve”, “Vamos para cima, irmão. Mais além do futebolístico, é uma grande pessoa. Tudo vai passar rapidamente. Gostamos de você!”, disseram outras pessoas.
A carreira de Diego Garcia
Diego Garcia foi revelado em 2016 pelo modesto clube uruguaio Juventud, onde permaneceu até 2019.
Em 2020, foi comprado pelo Estudiantes e, no mesmo ano, foi emprestado pelo Talleres, clube argentino em que permaneceu até 2021. Meses após retornar ao clube de La Plata, o meia foi vendido ao Emelec, do Equador, primeiro time no qual conseguiu maior sequ~encia – entre 2022 e 2023, fez 50 jogos, marcou três gols e deu cinco assistências.
Em 2024, Diego Garcia foi para o Liverpool, do Uruguai. Lá, se destacou, somou seis gols e três assistências em 45 partidas e atraiu a atenção do Peñarol, que o comprou para 2025. O meia alternava entre titular e reserva no gigante aurinegro e vinha se destacando. Tanto que anotou, pelo clube, os melhores números ofensivos da carreira: cinco gols e seis assistências em 45 partidas – 24 como titular.