FUTEBOL NACIONAL

Jogadores da Ponte Preta anunciam greve por falta de pagamento

Jogadores da time paulista teriam um jogo-treino com o Rio Branco, mas paralisaram suas atividades até a quitação das pendências financeiras

Compartilhe
google-news-logo

Poucos meses após a conquista da Série C, os jogadores da Ponte Preta anunciaram greve. Em nota oficial, neste sábado (20/12), a equipe declarou que a paralisação tem a ver com salários atrasados.

Os jogadores teriam um jogo-treino contra o Rio Branco, mas optaram por uma greve em virtude da falta de pagamento. A diretoria da equipe paulista, por sua vez, alega que não conseguiu a liberação do valor “por motivos alheios à vontade do clube”.

Dessa forma, os atletas anunciaram a paralisação temporária com base no parágrafo 5º do artigo 90 da Lei Geral do Esporte. Os atletas avisaram que só vão voltar a treinar quando a diretoria quitar as pendências financeiras. De acordo com a nota, em alguns casos, o atraso chega a 7 meses.

“Como é de conhecimento da imprensa e torcedores, a maioria dos atletas não recebeu as férias de 2025, 13º salário de 2025, além de diversos meses de salários e direito de imagem em atraso, que em alguns casos chegam a 7 meses sem o devido pagamento. (…) Assim, comunicamos a diretoria da AA Ponte Preta que, a partir de 22/12/2025, suspenderemos nossas atividades, até que as verbas em atraso sejam regularizadas”, divulgou.

“O § 5º do artigo 90 da Lei Geral do Esporte permite ao atleta profissional de futebol paralisar as atividades profissionais, inclusive recusar-se a competir, quando os salários estiverem em atraso por 2 (dois) ou mais meses, e foi essa opção que os atletas fizeram. Está na Lei, portanto, a paralisação é plenamente válida”, explicou Filipe Rino, advogado que representa os atletas ao lado de Thiago Rino.

Nota oficial dos jogadores da Ponte

“Nós, atletas da AA Ponte Preta, remanescentes da temporada 2025 e os recém-contratados para a temporada 2026, em conjunto, comunicamos que:

Como é de conhecimento da imprensa e torcedores, a maioria dos atletas não recebeu as férias de 2025, 13º salário de 2025, além de diversos meses de salários e direito de imagem em atraso, que em alguns casos chegam a 7 meses sem o devido pagamento.

 § 5º do artigo 90 da Lei Geral do Esporte permite ao atleta profissional de futebol paralisar as atividades profissionais, inclusive recursa-se a competir, quando os salários estiverem em atraso por 2 (dois) ou mais meses:

Art 90 -…

§ 5º É lícito ao atleta profissional recursa-se a competir por organização esportiva quando seus salários, no todo ou em parte, estiverem atrasados em 2 (dois) ou mais meses.

Assim, comunicamos a diretoria da AA Ponte Preta que, a partir de 22/12/2025, suspenderemos nossas atividades, até que as verbas em atraso sejam regularizadas.

Atenciosamente,

Elenco Profissional de Atletas da AA Ponte Preta”

Compartilhe
google-news-logo