FUTEBOL NACIONAL

Time salta impressionantes 92 posições no Ranking da CBF e espera R$ 1 bilhão

Portuguesa saltou de 213º para 121º no Ranking Nacional de Clubes da CBF e tem projeto ambicioso para os próximos anos

São 105 anos de muita história. Das glórias de títulos estaduais e nacional ao temor por deixar de existir em meio a seguidos rebaixamentos. Aos trancos e barrancos, a tradicional Portuguesa encerrou o primeiro ano completo como SAF com uma queda traumática na Série D, mas com vaga na próxima Copa do Brasil e o maior salto de um clube no Ranking Nacional da CBF.

A Lusa ficou na modesta 213ª posição da lista de 2025, com 102 pontos. Um ano depois, pulou para o 121º lugar no ranking de 2026 (461 pontos), divulgado nesta quarta-feira (24/12) pela entidade. Ou seja, ganhou impressionantes 92 colocações, recorde absoluto entre os 235 rankeados.

O Ranking de Clubes da CBF leva em consideração o desempenho das equipes nas cinco temporadas anteriores em competições nacionais (Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil). Ou seja, a lista de 2026 tem como base os resultados de 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025.

Portuguesa em 2025

Portanto, o salto da Portuguesa tem muito a ver com o desempenho do time neste ano. A Lusa disputou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Série D do Brasileirão.

No Paulistão, o time foi eliminado ainda na primeira fase. Em 12 jogos, fez 13 pontos e ocupou a quarta – e última – colocação do Grupo B. Esses resultados, porém, não contam para o ranking, já que se trata de uma competição estadual.

Na Copa do Brasil, a Portuguesa caiu logo na primeira fase. Após empate por 1 a 1 no tempo normal com o Botafogo-PB, perdeu por 4 a 3 nos pênaltis, em pleno Canindé, em 27 de fevereiro.

Mas foi a Série D que impulsionou a equipe paulista no ranking. A Portuguesa liderou o Grupo A6, com 30 pontos em 14 jogos – nove vitórias, três empates e só duas derrotas.

Contudo, o drama dos pênaltis voltou a assombrar. Logo no primeiro mata-mata, a eliminação, novamente em casa: empate por 1 a 1 no agregado e derrota por 4 a 3 nas penalidades para o Mixto-MT, em 9 de agosto.

A temporada 2026

No ano que vem, a Portuguesa voltará a jogar Paulista, Série D e Copa do Brasil. O primeiro compromisso de 2026 é logo uma ‘pedreira’. O time enfrentará o Palmeiras, em 10 de janeiro, a partir das 20h30, em estádio ainda indefinido, pela primeira rodada do Estadual.

Investimento bilionário

A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) da Portuguesa completou um ano em 29 de novembro de 2025. Originalmente, o plano era voltar à Série A em um intervalo de apenas cinco anos – que parece ameaçado após a queda precoce na Série D deste ano.

Os investidores são da Tauá Partners, XP Investimentos e Revee. A empresa, que faz parte do Grupo REAG Investimentos, planeja investir R$ 1 bilhão nos próximos anos – foi com essa oferta que conseguiu adquirir 80% das ações do clube.

Entre tentativas de pagamento de dívidas e o ambicioso projeto esportivo, a REAG se tornou alvo da Polícia Federal no âmbito da Operação Carbono Oculto, que investiga um esquema bilionário supostamente ligado ao crime organizado.

Ao mesmo tempo, o clube tenta iniciar os planos da reforma do Canindé.

Compartilhe
Sair da versão mobile