MUNDIAL DE CLUBES

Real Madrid leva susto no fim, mas vence Dortmund e pega PSG na semifinal do Mundial

Equipe de Xabi Alonso sofre dois gols nos acréscimos, mas conta com golaço de Mbappé e incrível defesa de Courtois para confirmar classificação com vitória por 3 a 2

O Real Madrid não precisou de muito tempo para deixar evidente a superiodade sobre o Borussia Dortmund, neste sábado (5/7), no MetLife Stadium, em Nova Jérsei. Com um início fulminante, a equipe merengue fez dois gols ainda no início do primeiro tempo com Gonzalo García e Fran García.

O time de Xabi Alonso controlou as ações em praticamente todo o jogo, mas viu a equipe alemã diminuir nos acréscimos da etapa final com Beier. Diante do susto, Mbappé sacramentou a classificação ao marcar o terceiro, com um golaço de voleio. Em pênalti, Guirassy marcou mais um para o Dortmund antes do apito final. Os auri-negros seguiram no embalo, mas foram impedidos por Courtois, que fez uma incrível defesa no último lance da partida.

Com a vitória por 3 a 2, o Real Madrid avançou para a semifinal do Mundial de Clubes da Fifa. O adversário agora será o Paris Saint-Germain, na próxima quarta-feira (9/7), às 16h (horário de Brasília), novamente em Nova Jérsei. O PSG eliminou o Bayern de Munique, por 2 a 0, em um dos jogos mais empolgantes do Mundial de Clubes.

A outra semifinal será disputada entre o Fluminense, que bateu o Al-Hilal, por 2 a 1, e o Chelsea, que venceu o Palmeiras também por 2 a 1. O confronto está agendado para a próxima terça-feira (8/7), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium.

Início arrasador em Nova Jérsei

O Real Madrid abriu o placar logo aos nove minutos, quando Vini Jr. recebeu na esquerda e acionou Arda Güler, que cruzou com precisão para Gonzalo García finalizar com categoria: 1 a 0. Foi o quarto gol do jovem atacante na competição, o que o coloca na artilharia ao lado de Di María e Marcos Leonardo, já eliminados da competição.

Pouco depois, aos 19′, mais um golpe do Real Madrid. Gonzalo iniciou a jogada e acionou Alexander-Arnold na direita. O lateral cruzou para Fran García, que chegou batendo para o fundo das redes: 2 a 0.

Ainda na primeira etapa, Bellingham e Vini Jr. desperdiçaram chances claras de ampliar. O meio-campista finalizou com perigo após boa jogada coletiva, enquanto o camisa 7 tentou uma cavadinha ao perceber o goleiro adiantado, mas exagerou na força.

Etapa final emocionanante

Com duas mudanças no intervalo, o Borussia Dortmund tentou reagir, mas seguiu refém da organização do Real Madrid. Nmecha e Beier até deram mais mobilidade ao ataque alemão, e o segundo obrigou Courtois a fazer boa defesa em chute da entrada da área.

Do outro lado, o time espanhol manteve a posse, esfriou o jogo e, quando acelerou, quase ampliou aos 16 minutos. Tchouaméni acertou o travessão em lindo chute, ainda que o lance tenha sido anulado por impedimento.

Xabi Alonso aproveitou a vantagem para rodar o elenco aos 21 minutos e promoveu as entradas de Modric, Ceballos e Mbappé – que fez sua estreia no Mundial de Clubes. O francês logo se mostrou participativo e, aos 29, pedalou na entrada da área e finalizou com força, mas parou em grande defesa de Kobel.

Rodrygo também entrou em campo aos 40′, no lugar de Gonzalo García, artilheiro da equipe na competição.

Mas quando o jogo parecia sob controle, os acréscimos mudaram o rumo da história. Aos 46′, após cruzamento de Ryerson e corte errado de Rüdiger, a bola sobrou para Beier bater no canto e diminuir para o Dortmund: 2 a 1.

A resposta veio em grande estilo. Dois minutos depois, Arda Güler cruzou da direita e Mbappé, livre, emendou um lindo voleio para marcar: 3 a 1.

O Borussia, porém, ainda teve forças para descontar mais uma vez. Aos 50′, Huijsen cometeu pênalti em Guirassy, que converteu com firmeza, aos 52′: 3 a 2.

Diante da reação tardia do Borussia, o Real Madrid segurou o resultado graças ao goleiro Courtois. Aos 53′, ele protagonizou um dos lances mais espetaculares da competição. O goleiro fez uma defesa monumental após finalização de Sabitzer e tirou a bola no cantinho.

REAL MADRID 3 x 2 BORUSSIA DORTMUND

Real Madrid: Courtois; Alexander-Arnold (Ceballos, aos 21′ do 2ºT), Rüdiger, Huijsen e Fran García; Tchouaméni (Asencio, aos 38′ do 2ºT), Valverde, Güler e Bellingham (Mbappé, aos 21′ do 2ºT) ; Vini Jr. (Modric, aos 21′ do 2ºT) e Gonzalo García (Rodrygo, aos 40′ do 2ºT). Técnico: Xabi Alonso

Borussia Dortmund: Kobel; Süle, Anton e Bensebaini; Ryerson, Gross (Nmecha, no intervalo), Sabitzer, Brandt (Duranville, aos 17′ do 2ºT) e Svensson; Adeyemi (Beier, no intervalo) e Guirassy. Técnico: Nico Kovac

  • Gols: Gonzalo García, aos 9′ do 1ºT; Fran García, aos 19′ do 1ºT e Mbappé, aos 48′ do 2ºT (Real Madrid); Beier, aos 46′ do 2ºT; e Guirassy, aos 52′ do 2ºT (Borussia Dortmund)
  • Cartões amarelos: Mbappé (Real Madrid); Gross e Yan Couto (Borussia Dortmund)
  • Cartões vermelhos: Huijsen (Real Madrid)
  • Estádio: MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jérsei, nos Estados Unidos
  • Público: 76.611
  • Motivo: Quartas de final do Mundial de Clubes da Fifa
  • Data: sábado (5/7)
  • Árbitro: Ramon Abatti Abel (BRA)
  • Assistentes: Danilo Manis (BRA) e Rafael Alves (BRA)
  • VAR: Nicolas Gallo (COL)
Compartilhe