Ex-jogador dos “Galáticos”, Miguel Palencia viveu altos e baixos no futebol e terminou carreira como preparador físico. O Cria do Real Madrid foi revelado em 2003, quando a equipe era comandada por Vanderlei Luxemburgo.
Ele dividiu Vestiário com Ronaldo Nazário, Beckham, Figo, Roberto Carlos, Raúl e Casillas.”Você se acostuma a dividir o vestiário com o Zidane, com o Beckham, você toma banho, vai para o ônibus e senta ao lado do Casillas. O Raúl chega e diz ‘ei, então…’ No fim, isso acontece repetidamente, então você se acostuma”, declarou no podcast Los Fulanos .
O jogador se destacou quando atuava pelos Merengues e chegou a estampar as manchetes dos principais jornais esportivos da Espanha. Porém, com a chegada de Míchel González acabou perdendo espaço e não ficou nem entre os reservas.
Ao fim da temporada, ele assinou a rescisão de seu contrato, recebendo apenas 2.000 euros. Ele se frustrou com a situação e terminou o ciclo com psicológico abalado.
Depois, foi transferido ao futebol belga, mas não desempenhava um bom futebol e de lá foi para a segunda divisão espanhola, no qual também não se adaptou.
Palencia se aposentou precocemente por volta dos 27 anos. A situção do ex-atleta se complicou cada vez mais e em um ano e meio após defender a camisa do Real Madrid trabalhava como preparador físico de uma equipe feminina de basquete em Coslada, ganhando 300 euros (R$ 1868,00 na cotação atual) por mês .
Com apoio psicológico conseguiu retornar ao mundo do futebol e atualmente trabalha como comentarista na Real Madrid TV há mais de 10 anos.