FUTEBOL INTERNACIONAL

Os bastidores da saída de Xabi Alonso do Real Madrid segundo a imprensa europeia

Imprensa espanhola debate saída de Xabi Alonso do Real Madrid e aponta relação de técnico com jogadores como motivo

Compartilhe
google-news-logo

O Real Madrid anunciou a saída do técnico Xabi Alonso na tarde desta segunda-feira (12/1), após derrota na final da Supercopa da Espanha nesse domingo (11/1), por 3 a 2, para o rival Barcelona. Segundo a imprensa europeia, a saída do treinador pegou todos de surpresa. De acordo com jornalistas como Fabrizio Romano e Mario Cortegana, o espanhol pediu para sair e os jogadores merengues só souberam através do comunicado oficial do clube, publicado na internet.

Segundo Fabrizio Romano, o relacionamento de Xabi com alguns jogadores estava complicado desde o Mundial de Clubes, em junho de 2025. De acordo com o italiano “alguns jogadores não concordaram com as ideias dele” e a decisão de sair foi do espanhol, e não do clube. Ainda, afirmou que Xabi “não viu a equipe aceitando seu estilo”.

Por sua vez, os jornalistas espanhol Mario Cortegana, do The Athletic, e Matteo Moretto, do jornal Marca, afirmaram que “vários jogadores estavam descontentes com sua gestão e seus métodos”, e que a tensão entre Xabi e os atletas havia “aumentado” nas últimas semanas.

A saída do ídolo madridista pegou todos da equipe de surpresa, de acordo com o Jornal AS, da Espanha. Segundo o portal de notícias eles não sabiam nem tinham qualquer pista de que Xabi estaria indo embora.

Xabi Alonso no Real Madrid

Xabi Alonso chegou ao Real Madrid no início da temporada, após boa passagem pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha. Desde sua chegada, problemas de vestiário circulam na imprensa espanhola.

Do desgaste com o meio-campista Valverde, que disse não gostar de jogar como lateral-direito e no jogo seguinte ficar no banco – o uruguaio é titular absoluto da equipe de Madrid desde os tempo de Carlo Ancelotti – até o empasse com o brasileiro Vinícius Júnior, que roubou os holofotes do mundo esportivo quando saiu aos berros de campo ao ser substituído em uma partida pelo treinador espanhol.

Na época, informações sobre desentendimentos e má gestão de vestiário por parte de Xabi Alonso circulavam a todo vapor.

Vini foi o protagonista das últimas grandes conquistas do Real Madrid, mas após a chegada do espanhol ao comando da equipe, o brasileiro viu seu tempo em campo cair drasticamente. Na ocasião, informações sobre desavenças e má gestão de vestiário por parte de Xabi Alonso circulavam na imprensa.

Na ocasião, sem cumprimentar Xabi, Vini Jr saiu gritando em pleno Bernabeu lotado: “Sou sempre eu! Estou indo embora, por isso estou indo embora”. O camisa 7 foi direto para vestiário mas voltou para o banco de reservas minutos depois.

Além dos desentendimentos, o Real Madrid de Xabi Alonso apresentava um futebol muito abaixo do esperado. Com grandes estrelas no elenco, os resultados obtidos pelo espanhol no tempo de liderança não satisfiz dos torcedores madridistas.

Em 34 jogos Xabi venceu 24, empatou quatro e perdeu seis. Duas das derrotas foram para os maiores rivais do clube, Atlético de Madrid e Barcelona.

Real Madrid anuncia novo técnico

Após o anúncio da saída do técnico Xabi Alonso do comando do time do Real Madrid, o clube merengue comunicou em suas redes sociais o substituto do ex-meio-campista. E também recorreu a um ex-jogador do time: Álvaro Arbeloa, treinador do Castilla, será o novo comandante da equipe principal. O ex-zagueiro trabalha nas categorias de base madridistas desde 2020 e em julho de 2025 assumiu o time B dos Blancos.

Compartilhe
google-news-logo