SANTOS

Santos ‘aprende’ com caso Kaio Jorge e se blinda em vendas de jogadores

Kaio Jorge despontou no Santos, foi vendido à Juventus em 2021, mas já está de volta ao futebol brasileiro, contratado pelo Cruzeiro
Foto do autor
Compartilhe

O caso do atacante Kaio Jorge, que foi contratado pelo Cruzeiro, deixou lições ao Santos. Agora, a diretoria do Peixe quer se blindar de novos erros contratuais. Para isso, adotou uma obrigatoriedade em casos de vendas futuras.

Em suma, todo atleta negociado terá, a partir de agora, cláusula de prioridade de retorno ao Santos no Brasil. Haverá, inclusive, multa em casos de descumprimento.

Ou seja, se tal condição tivesse sido adota anteriormente, a Juventus seria multada por não notificar o Peixe sobre a negociação com o Cruzeiro.

Caso Kaio Jorge

Em junho, o Santos encaminhou notificações ao Cruzeiro e à Juventus, da Itália, pela negociação envolvendo Kaio Jorge. O Peixe se incomodou com o descumprimento da cláusula de preferência e chegou até ameaçar ir à Fifa. Com dificuldades financeiras, o clube paulista não teve como brigar com a Raposa pelo atleta, mas a cláusula daria ao time da Vila possibilidade de igualar qualquer oferta para repatriar o jogador.

O acordo com a Juventus foi selado em 2021, por uma negociação de cerca de 3 milhões de euros à época. Kaio Jorge retornou ao Brasil por 4,5 milhões de euros (R$ 25,7 milhões na cotação do acordo), mais possíveis bônus e contrato até 2029.

O Cruzeiro se pronunciou, via assessoria de imprensa, a respeito do assunto.

“O Cruzeiro informa que não tem conhecimento e não é parte envolvida no contrato firmado entre Santos e Juventus, na negociação dos dois clubes para a transferência do atleta Kaio Jorge, em 2021. Desta forma, o Cruzeiro não possui legitimidade para figurar na relação contratual havida entre as partes, e está seguro que não pode ser envolvido nesta discussão, que diz respeito exclusivamente aos clubes em questão”

Cruzeiro sobre Kaio Jorge

Santos se manifesta em nota

Após a oficialização do acordo entre Cruzeiro e Juventus por Kaio Jorge, o Santos se manifestou por meio de nota oficial nas redes sociais. O clube utilizou o comunicado para cobrar posicionamento das partes e até mesmo ameaçar ir à Fifa – decisão que recuou logo depois.

O Santos Futebol Clube, por intermédio de seu Departamento Jurídico, notificou oficialmente à Juventus, da Itália, e o Cruzeiro Esporte Clube, de Belo Horizonte, sobre a negociação envolvendo o atacante Kaio Jorge.

O Santos FC aguarda a manifestação das partes para a apresentação de eventual demanda à Fifa.

A Juventus anunciou oficialmente em seu site a negociação do atleta ao clube brasileiro no dia 11 de junho de 2024. Simultaneamente, o clube mineiro confirmou a transação pelos canais oficiais.

O jogador acabou vendido pelo Santos ao clube italiano em agosto de 2021 por 3 milhões de euros. No contrato de venda, consta expressamente uma cláusula de preferência ao Santos, em caso de qualquer negociação.

Em nenhum momento, o Santos comunicado sobre as informações da transação ou consultado sobre o interesse em readquirir o jogador. Kaio Jorge foi formado nas divisões de base do Santos FC.

Compartilhe