O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, disse que a decisão de Gabigol, de trocar o Cruzeiro pelo Santos, pode ser um atalho para o retorno dele à Seleção Brasileira. Mais do que isso: para estar no grupo de Carlo Ancelotti que disputará a Copa do Mundo de 2026 – a competição, sediada em conjunto por Estados Unidos, Canadá e México, vai de 11 de junho a 19 de julho.
Teixeira fez uma analogia com a volta de Neymar à Vila Belmiro, em 2025, que teve o mesmo propósito. Curiosamente, Gabigol é genro de Neymar, e o relacionamento com Rafaella, irmã do camisa 10, teria pesado também para que o atacante retornasse ao clube que revelou a dupla.
“Nós tínhamos um projeto, que era um projeto de alguns jogadores, entre eles o Neymar, retornar para a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026. Agora, nós temos dois: o segundo é exatamente você (Gabriel). Você veste a camisa do Santos hoje, com vista a fazer um bom primeiro semestre, um maravilhoso desempenho junto com nossos companheiros e a nossa equipe, para que você seja um jogador do Santos a defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo deste ano”, afirmou Teixeira.
Menino da Vila
O presidente santista ainda exaltou a identificação do jogador com o Santos – esta é a terceira vez que ele veste a camisa do Alvinegro Praiano. A primeira foi em 2013, que o projetou para o exterior (jogou em Internazionale-ITA e Benfica-POR), e a segunda, em 2018, um ano antes de iniciar a caminhada no Flamengo.
“Tem certas apresentações que, quando você entrega a camisa, a gente sabe que o futebol, como sempre, é profissional. Mas, para alguns atletas, temos um sentimento e uma razão, pela própria trajetória do jogador desde as categorias de base ao profissional, Seleção Brasileira, Brasil e o mundo”, disse Marcelo Teixeira.
Ele listou momentos da vida e da carreira de Gabigol no Santos e destacou a satisfação por voltar a trabalhar com o atacante, cria da Vila Belmiro: “Hoje, no meu coração, tem esse motivo, de ver o Gabriel nos bancos escolares, nas categorias inferiores, o Gabriel criança, adolescente, jovem. Tudo representa para nós uma trajetória. Então, Gabriel, pode ter certeza que a minha emoção, o meu sentimento, o carinho que tenho por você, pela família… Trazer você de volta ao Santos na nossa gestão, nós que o revelamos, que formamos. Hoje, você já está formado, mas você tem muito ainda para dar para nós”.
Gabigol no Cruzeiro
Gabigol, de 29 anos, foi apresentado oficialmente pelo Santos nesta segunda-feira (5/1), embora estivesse treinando na Vila Belmiro desde sábado. O atacante, que tem contrato com o Cruzeiro até o fim de 2028, está emprestado ao Peixe até dezembro deste ano. Os dois clubes dividem os custos com salários.
O atacante entrou em campo 49 vezes com a camisa celeste em 2025, sendo 23 como titular. Marcou 13 gols e deu quatro assistências. Foi reserva sob o comando de Leonardo Jardim e, nesta segunda, agradeceu a compreensão de Pedro Lourenço, sócio majoritário do Cruzeiro, com sua saída da Toca da Raposa.
“Quero deixar o meu agradecimento ao Pedrinho, ao Cruzeiro, por ter entendido este momento pessoal. As coisas não aconteceram tão fácil quanto a gente imaginou, mas desde o meio do ano até o final, o Pedrinho sabia que eu queria voltar para o Santos, e eu estou muito feliz que isso aconteceu. Muito obrigado por tudo e agora, o que eu espero, é retribuir isso dentro de campo”
Gabigol, atacante, sobre troca do Cruzeiro pelo Santos